segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Nada deve estar acima de Deus

O primeiro mandamento é muito claro: "Amar a Deus sobre todas as coisas". São palavras pesadas, que, infelizmente, no decorrer do tempo foram esquecidas e talvez, até mesmo, banalizadas.
O primeiro mandamento da Lei que Deus deu a Moisés foi recordado por Jesus quando, à pergunta de um fariseu, Ele disse: "O primeiro mandamento é este: amar a Deus sobre todas as coisas, com todo o teu coração e com toda a tua alma". De fato este é o primeiro mandamento porque só observando este seremos capazes de observar os demais. E aqui, vale recordar que a fé (a religião, a religiosidade) não é apenas o cumprimento de leis ou normas, mas o cumprimento do amor. Os mandamentos, as leis e as normas servem como placas de trânsito que indicam o melhor caminho a seguir, que orientam, que direcionam para o bem.
Amar é algo muito complexo. Eu diria que amar é complicado. Para se amar de verdade a alguém é necessário fazer renúncias, escolhas que nem sempre vão beneficiar a nós próprios. Resumindo, amar é um desafio. E amar a Deus é desafiador também porque se nós custamos a amar as pessoas que são seres visíveis, imagine só amar a Deus que é invisível! Que seja... o verdadeiro cristão tomou a decisão de seguir a Cristo e, consequentemente, de seguir seus ensinamentos.
Jesus nos ensinou a amar a Deus: sobre todas as coisas, com todo nosso coração, com todo o nosso entendimento, com todas as nossas forças. É como se Jesus dissesse: "Coloquem Deus em primeiro lugar, queiram sempre estar com Ele, vivam por Ele, deem tudo para Ele, façam de tudo por Ele". E foi isso mesmo que o Mestre nos ensinou.
Se amar é complicado, amar sobre todas as coisas é mais complicado ainda. Isso vai pedir mais esforço. Mas, como diz S. Paulo aos Romanos, a "recompensa compensa o esforço". É preciso retirar tudo aquilo que ocupa o lugar de Deus na nossa vida. Não raras vezes colocamos as pessoas, os relacionamentos, as paixões da carne, os desejos do afeto e vivemos em função disso. Até mesmo na Igreja podemos estar colocando outros "deuses": a vaidade, o ativismo, a praxe, o ritualismo.
Uma dica para ajudar a colocar Deus acima de tudo, e assim, amá-Lo como convém, é lembrar que Deus precisa ser o começo de tudo o que fazemos, a razão de tudo que operamos e o fim de tudo que desejamos. Ou seja, Deus precisa ser o sentido único (a razão, a direção) da nossa vida. Enquanto caminhamos na terra, os nossos pés devem estar no chão, mas o nosso coração no alto. Voltado para o eterno. Voltado para Deus. É difícil? Sim. Mas Ele mesmo nos dá armas e meios para vivermos desse modo.

Na paz e no amor de Jesus,
Seu irmão,
Gregory Rial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e ajude-nos a evangelizar!