quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Conversão de São Paulo

Paulo Apóstolo: de perseguidor a perseguido

Hoje,25 de janeiro, a Igreja celebra a conversão de são Paulo, grande difusor do cristianismo,de quem temos muito a aprender. Mas quem foi Paulo? Ele mesmo se apresenta: "Eu sou judeu.Nasci em Tarso da Cilícia e fui educado nesta cidade. Eu me formei na escola de Gamaliel, seguindo a linha mais rigorosa dos nossos antepassados. Sempre fui apaixonado por Deus, exatamente como vocês. Eu persegui até a morte esse Caminho, prendendo e colocando na cadeia homens e mulheres,(...) viajei para Damasco para prender os que aí estavam e levá-los a Jerusalém para serem castigados." (Atos 22)
E foi na estrada de Damasco que Paulo ou Saulo (como era também chamado), decidido a  prender cristãos, teve um encontro inesperado com Cristo Jesus, que lhe dizia: "Saulo,Saulo,porque me persegues?" (Atos  9,1-19; 22,5-16; 26,9-18). Percebendo que estava diante do Nosso Senhor, aceitou a salvação e teve sua vida toda transformada, permitindo que Jesus mudasse completamente sua história e o usasse como instrumento poderoso na evangelização dos pagãos. 
Depois desse encontro pessoal e decisivo,o apóstolo dedicou toda a sua vida e não mediu esforços para que a Palavra do Senhor fosse aceita e vivida pelos povos. Considerou tudo que possuía como perda, lixo, diante da riqueza maior que é conhecer Jesus e viver para Ele. Mas fazer opção por esse caminho lhe pediu renúncias, desapego, enfrentou  várias provações por defender até o fim a fé no Ressuscitado, sendo apedrejado, açoitado, perseguido... mas tudo suportou desempenhando com maestria sua missão, sendo sempre conduzido pelo Espírito Santo de Deus. 
Diante das várias passagens que narram a experiência do apóstolo com Cristo, de sua conversão e missão, vemos que o Senhor Jesus nos ama demais, confia em nós e no que podemos fazer para contribuir com o Seu Reino. Quando não imaginamos, Ele vem, toma conta da nossa história, realiza maravilhas, como fez na vida de Paulo, mas desde que abramos sem reservas todo o nosso coração. Para a nossa vida valer a pena de verdade,precisamos deixar que Cristo reine em tudo, em cada passo, deixando a nossa própria vontade e cumprindo os desejos Dele, que são os melhores para nós. Ele não vai nos tirar nada , apenas vai nos libertar de tudo que ainda  impede de  sermos somente Dele.
Que São Paulo nos ajude a sermos abertos e dispostos a aceitar Jesus, desapegados de nossa próprias vidas para um dia declarar, com toda convicção: "Já não sou eu que vivo,mas é Cristo que vive em mim." 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e ajude-nos a evangelizar!