terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O que acontece quando a gente morre?

Muito se especula sobre isso. Várias doutrinas apareceram ao longo dos séculos para responder à essa questão. É uma dúvida que está na alma humana e, por isso, é objeto de muitas colocações. Mas levando em consideração que somos cristãos, devemos perguntar ao Mestre, Jesus, o que acontece quando a gente morre.
A Santa Igreja, depois de ouvir a palavra de Jesus, transmite o ensinamento divino: quando se morre, morre o corpo e morre também tudo o que é próprio dessa terra: as paixões, os sentimentos, os sofrimentos, as doenças, as vitórias. Tudo morre. O corpo morre, e, de certo modo, a alma também morre. Mas a morte, para nós cristãos, não demarca o fim da vida, mas a transformação da vida humana.
Importante lembrar que nós vivemos apenas uma vez neste mundo e que a vida eterna é a continuação desta vida que Deus nos presentou. Não existe outras vidas, muito menos reencarnação. A verdade nos foi comunicada por Jesus: ele nasceu, viveu e morreu. Morreu de verdade - não foi um teatro! Entretanto, naquela misteriosa morte, Jesus, por ser filho de Deus, conseguiu de volta aquela vida no céu que o homem perdera com o pecado. Jesus, então, ressuscita e nos ensina: a vida é uma só. Quando a gente morre, a gente morre para esta vida e nunca mais voltaremos cá. E daí, a gente ressuscita. Mas antes, um juízo particular.
Deus quer a nossa santificação para assim podermos viver eternamente na presença dele. No juízo, nossas faltas serão apresentadas no tribunal da misericórdia. Deus nos julgará. Contudo, o critério de julgamento não será a justiça apenas, mas o amor. E, se amamos muito, receberemos o céu. Se rejeitamos o amor, viveremos a eternidade no inferno. Só vai para o inferno aquele que quiser o inferno, porque chances de ir para o céu temos muita. O demônio tenta nos levar a todo momento para o fogo eterno, mas nós não cairemos, porque somos criados para o céu.
Essas realidades são chamadas "novíssimos". Quem quiser procure saber mais na internet, em bons livros, sobretudo no CIC - Catecismo da Igreja Católica. A morte, podemos concluir, é amiga do homem e não sua carrasca: por ela viveremos a eterna felicidade do gozo divino.

*Ainda falaremos sobre purgatório num outro post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e ajude-nos a evangelizar!