terça-feira, 2 de outubro de 2012

“Tendes tudo plenamente Nele” (Col 2,10)

Se Nele temos tudo, de fato não precisamos ficar buscando outras coisas ou muitas coisas, “o muito que somos não é fruto do muito que fazemos, mas o que fazemos é fruto do que somos”.
Posso afirmar que viverá melhor aquele que conseguir viver com menos, mas só poderei viver com menos quando conseguir viver muito com Jesus. Nele, por Ele e com Ele temos todas as coisas e se Ele, de fato for tudo em mim, já não preciso de muito para viver. O contrário também é verdade, se Ele não é tudo em mim e para mim, tudo que tenho parecerá pouco.
De onde brota nossa ansiedade? Nossos conflitos? Nossas disputas interiores e exteriores? Não será da falta da plenitude de Jesus em nossos corações?
O centro da minha vida não pode ser eu mesmo, não posso passar todo o tempo ocupado só com o que me compete, preciso me ocupar com o que é de Jesus e com o que é do outro. A indisponibilidade para a oração pessoal ou comunitária, a indisponibilidade para estender a mão para o outro e ir além da minha fronteira, pode ser um sinal de que estou centrado em mim mesmo. Muitas vezes recorremos a alguém muito ocupado e ele se ocupará mais ainda e, por outro lado, ao recorrer a alguém desocupado, ele poderá até responder que está demasiado ocupado. Quanto mais me ocupo do Sagrado, mais poderei me ocupar do humano, é uma experiência de providência que só entende quem a experimenta.
“Quem muito recolheu para si, pouco saboreou, quem pouco recolheu para si, nada faltou.” (Sabedoria 16)
O fato de termos tudo Nele nos alivia dos fardos, das dúvidas, das inseguranças, do medo de darmo-nos mais. Quem sabe seja esse hoje seu dilema, sofre por não ter buscado Nele tudo plenamente, está com um pé no céu, mas ainda mantém o outro na terra. Se isso acontece com você, precisa recorrer a Deus com toda humildade e dizer: “Senhor, tem compaixão de mim”. E se está com dificuldade de ouvi-Lo, ouça-o na pessoa daqueles que te foram incumbidos de falar Dele a ti, por aí muitas vezes a Sua voz sai mais nítida e clara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e ajude-nos a evangelizar!