domingo, 24 de fevereiro de 2013

Quaresma: tempo de conversão - Pe. Breno


Mais uma vez desponta diante de nós o Tempo da Quaresma. Tempo que nos convida a viver de forma mais intensa a caridade, a penitência e a oração. Tempo de fazermos um bom exame de consciência e uma boa análise da nossa vida para aproveitarmos o tempo que ainda nos resta para reconciliarmos com Deus e com nossos irmãos e irmãs que são imagem e semelhança de Deus. E oxalá que não seja apenas mais uma quaresma na nossa vida, marcada por ritos mecânicos e teatros vazios, mas que seja marcada por uma verdadeira conversão e mudança de vida.
E se vivido intensamente, o Tempo da Quaresma torna-se para nós um retiro espiritual de quarenta dias, onde iluminados e orientados pela liturgia, nos preparamos “para vivenciar e participar mais profundamente na paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo”, evento fundante da nossa fé.
Só que para podermos ressuscitar com Cristo no dia da Páscoa é necessário recorrermos ao Sacramento da Penitência, da reconciliação, do perdão e da Conversão, que realça a misericórdia de Deus e seu Amor pelo Ser Humano.
Pena que muitas pessoas se refugiam em suas desculpas para não buscar este Sacramento de cura; dizem: que “foram os padres que inventaram a confissão”; que “Padre é homem como eu, por que confessar-me com ele?”; “eu me confesso direto com Deus”; “e se o padre contar meu pecado”; “tenho medo do tamanho de meu pecado”; “não adianta me confessar, eu vou pecar de novo”. No fundo, são sempre desculpas e fugas, pois, para a confissão é necessário a atitude de Conversão.
E como diz um canto: “eis o tempo de conversão, eis o dia da salvação...”, esse tempo e esse dia é o hoje, é o agora de nossa história; pois somos convidados a buscar “sempre mais no Evangelho de Jesus o sentido da vida, a certeza de que é através da amizade com Cristo que experimentamos o que é belo e nos redime”.
Contudo, assim como as “águas do batismo” lavam o pecado original, às lagrimas de arrependimento lavam o pecado na reconciliação.
Queridos jovens! Não tenhais medo de se aproximar de Cristo por meio do Sacramento da Confissão. Coragem! Levanta-te! Decida-te! Não dá mais para ficar em cima do muro! Com o pé em duas canoas. Então! Grita bem forte para Deus que nos Chama a cada dia: “Eis me aqui, envia-me!”.
Em Cristo,
Pe. Breno Antônio dos Santos*
*Pe. Breno é vigário paroquial de São Bento do Itapecerica e colaborador na paróquia N. Sra. das Dores de Camacho, MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e ajude-nos a evangelizar!