segunda-feira, 11 de março de 2013

Dom Gil: "A fumaça branca anunciará que não somos mais órfãos"

CONCLAVE: MOMENTO DE FÉ! OREMOS JUNTOS!

O tão esperado Conclave tem seu início. Ele não é apenas uma sessão eleitoral. É uma verdadeira Liturgia.  Toda a Igreja participa dele de alguma forma, e a forma mais forte é a espiritual. Quem tem no peito o calor da fé, a presença de Deus, sabe que o que se pretende com o conclave não é apenas escolher um chefe, mesmo porque o chefe da Igreja não é o Papa, mas é Cristo. Pretende-se cumprir o desejo de Cristo de haver um só pastor que una, simbolize e realize a unidade desejada por Cristo (cf. Jo.17, 21) e reja seu povo pelas sendas da Palavra de Deus rumo aos caminhos dos Senhor que, por fim, nos leva aos céus. O Papa é o pastor visível, vigário do Pastor invisível que é Cristo Senhor, ressuscitado dos mortos, vivo entre nós. Foi Ele quem disse: “Onde dois ou mais estiverem reunidos no meu nome, eu estarei no meio deles.” (Mt. 18,20)
O Papa não é sucessor de Cristo, pois Cristo não tem sucessores. É sucessor de Pedro a quem Cristo entregou as chaves da sua Igreja, dando-lhe poderes de ligar e desligar, conforme nos narra o Santo Evangelho: Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela ( Mt. 16, 13-19).
O conclave se reúne para rezar, invocar o Espírito Santo para escolher aquele que está no coração de Deus com o destino de dirigir os caminhos da Igreja de Cristo que congrega na terra os seus fieis seguidores, hoje em número aproximado de dois bilhões.
As sessões eleitorais estão envoltas na oração comunitária e pessoal dos cardeais e de toda a Igreja que os acompanha das mais variadas partes do globo terrestre. [...] A Igreja toda entra agora em Conclave e espera a manifestação de Deus!
A fumaça branca anunciará que não estamos mais órfãos; antecipará as vestes brancas do pastor universal que se aproximará do balcão de São Pedro após o anúncio do Habemus Papam; lembrará a brancura da alma de Maria Santíssima, Mãe da Igreja e refletirá a candura da Santa Eucaristia, sinal mais evidente da presença de Cristo entre nós. Viva a Igreja!

+ Gil Antônio Moreira
Arcebispo metropolitano de Juiz de Fora

Texto recebido por e-mail e adaptado para publicação neste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e ajude-nos a evangelizar!