quinta-feira, 17 de março de 2011

Falando sobre sexo...

Sexo antes do casamento é pecado?
Muitas pessoas me fazem essa pergunta, e muitas perguntam o "por que" a Igreja considera pecaminoso o ato sexual antes do casamento. Sempre que escuto essa pergunta ela vem carregada ou de uma forte raiva para com a Igreja ou com um forte sentimento de culpa da pessoa para consigo mesmo. Podem dizer que a Igreja é careta, que nós do Kerigma somos quadrados. Não há problema. Estamos do lado da Verdade, estamos com esta Verdade, procuramos viver sempre esta Verdade. Não abrimos mão dela e não vamos relaxar nossa doutrina para deixar a consciência confortável. Aliás, Jesus veio justamente para espremer as consciências pesadas e curá-las com seu amor... Antes de mais nada gostaria de pedir a você que extirpasse de sua menta toda concepção distorcida relacionada a doutrina da Igreja e que antes de se rebelar com a resposta da pergunta acima, lesse a explicação dela.
A resposta é: SIM. Relacionar-se sexualmente antes do casamento é pecado SIM! "E se eu namoro há muito tempo?" Continua sendo pecado. "E se nós nos amamos de verdade?" Prove seu amor sacramentando-o pelo matrimônio.
A relação sexual antes do casamento ou fora dele é pecado contra a castidade, pecado grave inclusive. E este pecado tem nome: fornicação.
“A fornicação é a união carnal fora do casamento entre um homem e uma mulher livres. É gravemente contrária à dignidade das pessoas e da sexualidade humana, naturalmente ordenada para o bem dos esposos, bem como para a geração e a educação dos filhos” (Catecismo da Igreja Católica, nº 2353).
 Se Deus criou o sexo, por que ele é pecado?
Quem perguntou disse isso está muito enganado. O sexo é uma obra de Deus, obra boa (aliás tudo o que Deus criou é bom! =D) e não é pecado fazê-lo. O pecado é a situação em que ocorre. O sexo, para Deus, foi feito para unir mais o casal (o homem e a mulher que se amam de verdade) e para a procriação (para ter filhos). Muita gente diz: "Ahhh, a Igreja fala que sexo é só para procriar". Ora, isto é uma grnde mentira. Se fosse assim não necessitava ser prazeroso. O sexo é realmente algo bom e importante porque cria vínculos entre o esposo e a esposa. Ao mesmo tempo que é bom e "gostoso" é comprometedor. A relação sexual compromete dois indivíduos e este comprometimento é seríssimo. E por que é tão sério assim? Porque se trata do amor, a atitude mais importante do ser humano. A relação sexual é a consumação do amor de dois seres humanos. Por isso, o sexo sem amor nos rebaixa ao nível dos animais, à selvageria. Infelizmente, na maioria dos relacionamentos que vemos, o sexo é apenas fonte egoísta de prazer. Diga-se de passagem que até mesmo nos casamentos isto tem acontecido. Quantas mulheres andam infelizes por que não tem prazer sexual, ou então fingem tê-lo enquanto seus maridos as "aproveitam"? Isso é grave e mostra o tamanho e a complexidade da questão.


Já namoro há algum tempo e já tive relações sexuais. O que fazer?!
Primeiramente se arrependa de seu pecado. Depois se confesse abertamente a um sacerdote. Fale mesmo: "Padre, eu forniquei". Apenas estas palavras e seu coração arrependido bastam para que você entre na misericórdia divina e receba o banho do perdão. E é claro, não pecar mais. Não se relacionar mais sexualmente com seu namorado/a, aprender a dizer não. Se existe amor verdadeiro entre vocês certamente haverá compreensão. É importante que se diga isso: "quem ama respeita". Se seu namorado/a disser que vai te abandorar porque você não "quer mais", sinto lhe dizer, mas ele/a não te ama. =/. Duro de ouvir né, mas é verdade. E é até bom que isso aconteça. Você vai entender que seu relacionamento pode ser apenas um grande jogo de interesses e não a doação total que deveria ser todo relacionamento amoroso.
Sintetizando os passos: Arrepender-se; Confessar-se; Não pecar mais - dizer NÃO para si e para o namorado/a.

Estou começando o namoro e meu namorado/a quer porque quer se relacionar sexualmente. O que devo fazer? Devo ceder para manter o relacionamento?
Repito a resposta de acima: diga NÃO.  Não, não, não. Porque a sua virgindade, se for o caso, não tem preço. É um dom precioso de Deus. E se existe um sentimento de verdade deve haver espera, paciência e continência, sobretudo deve haver respeito. A sua decisão é uma decisão de vida. Se você se levar pelo seu simples desejo ou pelo desejo do namorado/a, simplesmente opta pela morte porque vai contra Jesus que a Vida, o Caminho e a Verdade. Jesus pede para que sejamos, acima de tudo, fiéis, que não pratiquemos adultério e que levemos uma vida santa. Castidade é para todos os seres humanos: casados, padres, viúvos, solteirões, homens, mulheres, jovens, velhos, freiras... todo tipo de gente deve viver a castidade não por medo de ir para o inferno ou de ter que confessar mas porque ama a Deus e não quer ofendê-Lo.

Onde na Bíblia se fala de que o sexo fora do casamento é pecado?
Você quer mesmo saber? Dá um bocado de textos. Vejamos somente alguns mais eloquentes:
“Guarda-te, meu filho, de toda a fornicação: fora de tua mulher, não te autorizes jamais um comércio criminoso” (Tobias 4,13).
“Envergonhai-vos da fornicação, diante de vosso pai e de vossa mãe; e da mentira, diante do que governa e do poderoso” (Eclesiástico 41,21).
“Mas a respeito dos que creram dentre os gentios, já escrevemos, ordenando que se abstenham do que for sacrificado aos ídolos, do sangue, da carne sufocada e da fornicação” (Atos dos Apóstolos 21,25).
“Mas o corpo não é para a fornicação, e sim para o Senhor, e o Senhor é para o corpo” (I Coríntios 6,13).
“Não sabeis que vossos corpos são membros de Cristo? (id. v.15)
“Fugi da fornicação. Qualquer outro pecado que o homem comete é fora do corpo, mas o impuro peca contra o seu próprio corpo” (id. v. 18).
“Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis? Porque fostes comprados por um grande preço. Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo” (id. v. 19-20).
“Receio que à minha chegada entre vós Deus me humilhe ainda a vosso respeito; e tenha de chorar por muitos daqueles que pecaram e não fizeram penitência da impureza, fornicação e dissolução que cometeram” (II Coríntios 12,21).
“Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, libertinagem” (Gálatas 5,19).
“Quanto à fornicação, à impureza, sob qualquer forma, ou à avareza, que disto nem se faça menção entre vós, como convém a santos” (Efésios 5,3).
 Tá certo, já entendi que é pecado. Mas já não sou mais virgem. O que devo fazer?
 Ora, a virgindade é algo belíssimo e não é só mulheres que precisam mantê-la. Criou-se uma ideia de que homem tem que fazer sexo toda hora, que não dá conta de se controlar. Pura mentira. Vejamos o exemplo dos sacerdotes e seminaristas...
Mas respondendo à pergunta acima eu diria: NUNCA É TARDE para RECOMEÇAR. Se você não é mais virgem você deve se confessar, mudar de vida e se consagrar a Deus oferencendo-lhe a virgindade até o momento certo (seja o casamento, seja a consagração religiosa).

Vamos escrever mais sobre este assunto. Prometo escrever ainda sobre Namoro, Masturbação, Pornografia e Homossexualidade.

A paz do Senhor esteja sempre contigo!
Seu irmão,
Sem. Gregory Rial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e ajude-nos a evangelizar!