quarta-feira, 9 de março de 2011

A quarta-feira de cinzas e a Quaresma

Hoje é quarta-feira de cinzas. Dia de jejum e abstinência.  A Igreja, neste dia, celebra uma liturgia diferente, cheia de símbolos que muito falam aos nossos corações. A imposição das cinzas sobre a cabeça dos fiéis é um sacramental, ou seja, um sinal visível que representa uma realidade invisível. A cinza em si não porta nenhuma bênção nem mesmo um caráter sagrado, mas é uma recordação de que todo "homem é pó e ao pó há de voltar" (Gn 3, 5). As cinzas não significam o perdão dos pecados, mas sugere a cada cristão que se converta, peça perdão e reconcilie-se com seu Deus e Senhor. Muitos nos perguntam de que são feitas as cinzas. A resposta é muito simples: da queima dos ramos de oliveira do Domingo de Ramos do ano anterior. A Igreja é muito cautelosa nisso e faz questão de exortar os fiéis que recebem as cinzas a continuarem sua caminhada quaresmal rumo à Páscoa.
Se você quer saber o que é Quaresma basta ler o artigo abaixo, escrito pelo querido Rafael Nascimento. Mas eis que dou algumas dicas de como viver bem a Quaresma, através de algumas simples palavrinhas:
Retornar a Deus
Rezar mais
Ajudar algum necessitado
Colaborar com o Planeta Terra evitando sacolas de plástico, por exemplo
Confessar-se com um sacerdote
Fazer algum sacrifício ou penitência.


A Penitência que fazemos hoje nos ajuda a nos esvaziar de nós mesmos e a nos encher do Deus vivo. Por isso, todos nós precisamos fazer a abstinência de carne e o jejum. Este jejum não significa não comer nada, mas comer o essencial, de maneira simples e com a maior sobriedade possível.
Como você está vivendo a Quarta-feira de cinzas?

Um forte abraço,
Sem. Gregory Rial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e ajude-nos a evangelizar!