terça-feira, 26 de julho de 2011

Por que a minha oração não surte efeito?

Eu rezei tanto para Deus curar o câncer de meu filho e Ele não me ouviu.

Será que Deus está surdo às preces desta mãe ou será que Ele a está torturando? Por que Deus, sendo tão poderoso, não curou o filho dela? Deus tem sido muito carrasco conosco, certamente...

Pensamentos como estes dominam o pensamento da sociedade, sobretudo daqueles que não creem em Deus. E infelizmente, tal pensamento, tem dominado o coração dos crentes também. Muitos se questionam: "por que eu rezo e nada me acontece? Por que há momentos em que Deus está surdo? Por que Ele não realiza milagres em minha vida?". Como existem milhares de pessoas buscando respostas para estes questionamentos, alguns charlatões tem usado da Palavra de Deus para fazer falsos milagres e roubar dinheiro do povo. É verdade. Muitos caem na facilidade da teologia da prosperidade. Mas não os culpemos nem os julguemos. Eles se enveredam por estes caminhos por causa do anseio: "minha oração não surte efeito".

Mas o que procuraremos responder aqui é "por que minha oração não surte efeito?". Bom, sugeriremos algumas respostas para as várias situações:

Conceito errado de oração - talvez a maior parte das pessoas são vítimas disso. Pensam errado quanto à oração. Alguns acham que rezar é fazer mágica, que Deus é um mucamo, pronto a atender as nossas ordens. Como estão equivocados os que assim pensam. A oração é o movimento da alma a Deus. O único interesse da oração é amar e louvar a Deus, é levar a pessoa para dentro do mistério. A concepção errônea do que seja oração distorce a fé e faz com que a pessoa reze mal. Deus não quer barganha conosco! Deus quer corações sinceros. Quantos estão por aí fazendo promessas, sacrifícios, penitências apenas por interesses. O que Deus faz com promessas, sacrifícios e penitências que damos em troca de graças e milagres? Nada! Deus não precisa de nada que venha de nós! Lembre-se: Ele é Deus. Mas Ele deseja o seu coração sincero, sua vida reta, não para Ele em si, mas para você! Por isso a oração não dê resultado: queremos que ela seja uma solução para os problemas e não um meio. Queremos usurpar dela as coisas prontas, sem luta, sem combate. Assim não dá... Jesus não prometeu tirar os problemas, mas prometeu dar coragem para vencê-los. Nossa mentalidade pode estar errada...

Associar oração à emotividade. Ainda há aqueles que associam a oração às reações da alma, às emoções. Este equívoco limita a oração apenas àquilo que pode ser sentido. Esse pensamento só admite a oração que tem choros, gritos, histeria, comoções, paz, quietude. A oração não é isso. Não é sentir. É uma atitude da alma, independente dos sentidos. Quem reza esperando sempre uma emoção fica preso e escravo de si mesmo.

Rezar sem fé, com desconfiança. Jesus prometeu que para aqueles cuja fé fosse do tamanho de um grão de mostarda até transpor uma montanha seria uma tarefa fácil. Quase sempre rezamos com desconfiança. Não cremos que Deus está presente, que Deus está nos ouvindo, que nossa voz tem valor diante d'Ele. Não cremos porque não vemos. Quem não crê não precisa rezar. É quase um paradoxo. É bom lembrar que "o essencial é invisível aos nossos olhos" (Dostoiévski)

Limitar a oração ao pedir, ao suplicar. Quem acha que Deus é um mercado onde se vai em busca de produtos prontos acaba limitando a oração, e assim ela nunca surtirá um efeito na nossa vida. Quem faz da oração uma eterna petição e se esquece de agradecer a Deus é como um mudo diante d'Ele - Deus não pode ouvir a sua voz porque a dureza de seu coração colocou dois chumaços de algodão nos ouvidos do Pai.

Rezar com vaidade. Deus resiste aos corações soberbos. Há quem reze se gabando, se enaltecendo, como aquele fariseu da parábola. Mas, lembremo-nos, que é que saiu justificado? O fariseu arrogante e prepotente ou o publicano que se sentia humilhado? Humildade e submissão na oração ampliam nosso coração para aquilo que Deus tem a fazer.

Mas qual efeito a nossa oração precisa dar? Paz? Tranquilidade? Ora, aí caímos de volta na teologia da prosperidade. Qual o efeito a nossa oração precisa oferecer? Uma vida com Deus e a nossa conversão. Este é o efeito. Se a sua oração não lhe muda, não lhe converte, sinto lhe dizer, é vã. Mas se a sua oração é capaz de transformar seu coração, aí ela certamente está fazendo o que precisa ser feito.

Por fim, é preciso deixar bem claro: se nossa oração não surte efeito é por culpa nossa (da nossa mediocridade no pensar, da nossa falta de fé, da nossa preguiça) e nunca por culpa de Deus. Ele sempre nos ouve, mesmo que não faça nada, porque Ele só age quando encontra espaço e muitas vezes nós acabamos, com nossas atitudes, minando todo o espaço d'Ele.

Os 10 mandamentos da boa oração:
1. Rezar com fé e confiança: Deus me vê, me ouve e me ajuda!
2. Rezar silenciosamente também é importante!
3. Falar sinceramente com o Senhor, de maneira livre e espontânea, e não limitar-se às fórmulas e orações decoradas.
4. Rezar com humildade: saber o seu lugar diante do Pai.
5. Rezar com o Espírito Santo: é Ele que vem em nosso socorro, pois não sabemos como nem o que pedir.
6. Rezar a vida: para que inventar situações? A nossa vida já dá pano pra manga...
7. Rezar sem esperar emoções e milagres. Rezar sem pretensões, com desinteresse.
8. Rezar com a Bíblia.
9. Rezar sempre: nunca parar de rezar. A perseverança comove o coração de Deus.
10. Rezar por amor a Deus: para louvá-Lo e bendizê-Lo.

Um comentário:

  1. Com todo respeito ao artigo acima. Existem tantas promessas nas Escrituras Sagradas que fica meio que difícil acreditar que "falta Fé" quando não recebemos as tais bênçãos. Alias as próprias Escrituras dizem " A Fé sem obras é Morta" ou seja, de nada resolve orar e manter-se na miséria, na doença etc. Acredito que quando oramos a Deus, não se pode falar que há "Falta de Fé", pois se isso fosse verdadeiro então por que aquela pessoa que todos os dias por anos e anos vem orando, buscando o milagre. Milagre na minha modesta opinião, não tornar da noite para o dia quem era pobre em rico, mas abrir portas, caminhos para que com seu trabalho as pessoas possam realizar seus sonhos. Se somos filhos de Deus então somos herdeiros e como tais temos todos os direito que os ímpios, aqueles que se quer acreditam na existência de Deus, tem. Quanto a mediocridade colada no texto, as escrituras não nos dizem o que pedir, mas dizem sim "Tudo que pedirdes em oração, crendo já recebeu" Seguindo a mesma linha de pensamento que iniciei, não acredito que Deus seja tão ou esteja com seu coração tão endurecido, a ponto de abandonar um filho, o que alias, seria exatamente o que o inimigo deseja, pois assim tornaria seu trabalho muito mais fácil. O que dizer a um filho de Deus que vem orando pedindo, não por um milagre financeiro, na saúde por suponhamos 9 (nove) anos, mas que pelo menos lhe fosse mostrado o caminho a direção, que pessoas tocadas por Deus lhe estendessem a mãos, para começar uma jornada onde houvesse a oportunidade de restabelecer sua vida ou de seus amados na área em que necessitam. Não acreditar que Deus pode sim te indicar formas de te trazer prosperidade isso sim é mediocridade, porque que não consigo enxergar um Deus que enviou seu único filho, e que este levou sobre si todas as nossas dores, enfermidades, miséria, sofrimentos, pecados, tudo para nos salvar esse mesmo Deus nos queira ver mendigar o pão, ser envergonhados pelos ímpios e massacrados pelo inimigo todos os dias. Desculpe essa é apenas minha opinião!!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e ajude-nos a evangelizar!