domingo, 17 de agosto de 2014

A Verdadeira Religião


A cada seis meses a Missão Kerigma faz a experiência da renovação de liderança. É um modo de ajudar os membros a exercerem esse grande ministério que, depois, terá influências significativas em sua vida seja no âmbito profissional, familiar ou apostólico. O coordenador é orientado a escolher um versículo bíblico ou alguma frase que possa nortear os seus trabalhos. O nosso novo coordenador escolheu este, do capítulo 12 de Isaías: “Para que leve às nações a verdadeira religião” (Is 42, 1). Este é um lema muito forte e exigente e precisamos interpretá-lo para ver o sentido que Deus dá à Missão Kerigma.

Esta frase está no primeiro cântico do Servo do Senhor. São três cânticos nos quais o profeta canta a eleição daquele que há de libertar o povo de Deus, mas que para isso terá que passar por muitos sofrimentos. A meta final do Servo do Senhor é esta: implantar em toda a terra a verdadeira religião. A mensagem que se pode tirar deste versículo para nós, jovens missionários, é essa: Deus também nos constitui seus servos para poder instaurar a verdadeira religião sobre a terra.

Mas do que se trata essa verdadeira religião? Trata-se do Reino de Deus que veio através de Jesus Cristo. O Reino de Deus podemos resumi-lo em uma única palavra: amor. Deus quer estabelecer o amor como verdadeira religião – o amor sincero a Ele que demonstramos no verdadeiro culto e o amor sincero aos irmãos que demonstramos na caridade fraterna. Contudo isto pode soar muito meloso e alguns podem até questionar: “então para que a Igreja?”. Aqui está o segredo desta passagem.  O Servo do Senhor é Jesus Cristo. Ele veio para instaurar a verdadeira religião e quis que ela subsistisse na sua Igreja. É verdade que muitas vezes os membros da Igreja se esquecem do amor, mas Jesus quer que nos amemos uns aos outros, pois o amor vem de Deus. Quando amamos verdadeiramente, todos os nossos atos de culto e de piedade ganham valor perante o Pai do céu.

Além do mais, este versículo é uma ordem de missão: “para levar a todas as nações”. O jovem missionário abraça um compromisso de “IR”. Ir e servir sem medo. Como Isaías diz, não é necessário gritar, ferir, ‘quebrar o caniço’ ou ‘apagar o pavio’. Na firmeza que vem do Espírito, os jovens evangelizadores anunciam Jesus Cristo como o único que pode nos trazer a verdadeira religião. E eles não precisam ter medo, porque: “Eu, o Senhor, chamei-te realmente, eu te segurei pela mão, eu te formei e designei para ser a aliança com os povos, a luz das nações; para abrir os olhos aos cegos, para tirar do cárcere os prisioneiros e da prisão aqueles que vivem nas trevas” (Is 42, 6-7).


Deus abençoe o nosso coordenador Antônio Henrique e os jovens missionários que,  como servos de Deus, se colocam à disposição “para levar a todas as nações a verdadeira religião”.

Seminarista Gregory Rial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e ajude-nos a evangelizar!