domingo, 13 de fevereiro de 2011

Onde estás?

Deus convoca um acampamento “jovens sarados”, e a primeira leitura nos fala de como a enfermidade, morte, maldade entrou no mundo. A sequência do livro de Gênesis, mostra a queda do homem, a humanidade que desobedece ao Senhor. E a liturgia de hoje complementa aquilo que foi proclamado ontem, Deus que vai a brisa da tarde caminhar com o homem, como Ele fazia todos os dias.
Será que Deus não tinha percebido, será que Ele não havia conhecimento que o homem havia pecado, ou Ele queria explicar a dimensão do pecado para nós? Será que Ele não sabia ou queria dar uma nova chance ao homem? Deus demonstra que Ele que sabia, Ele é onipotente, onisciente, Ele sabe de todas as coisas. Ele sabia que o homem tinha pecado, e mesmo assim não se afastou dele.
Deus está a nossa procura nesta tarde. É essa a certeza que o Senhor quer nos dá, a certeza de que Ele nos ama. Ele não se afastou de Adão e Eva. Ele cumpriu o rito de ir todos os dias passear com eles no jardim para mostrar a intimidade que eles tinham e também para mostrar o desejo que o Senhor tem de caminhar conosco todos os dias.
Todas as vezes que buscamos na oração, na eucaristia a intimidade que Deus tinha com Adão, Ele passeia conosco. O pecado foi a causa da quebra dessa intimidade. E Deus pergunta a Adão: “Você me desobedeceu?”, e Adão disse que foi a mulher. Deus foi até a mulher e perguntou: “você comeu o fruto que eu disse para não comer”, e ela disse: “foi a serpente”.
A reconciliação com Deus, deve começar a partir do reconhecimento de nossos erros com o Senhor. Qual é a atitude que devemos ter quando pecamos? Não devemos contar história, ou culpar os outros, mas sim reconhecermos que fomos fracos e caímos. Deus esperava isso de Adão e Eva, mas eles não assumiram a culpa, “foi a mulher”, “foi a serpente”.
Nós precisamos reconhecer, e quando reconhecermos nossa fraqueza, fica mais fácil, não cairmos nela. Quando confessamos, assumimos a libertação que Jesus já nos deu.
Deus tem passado em muitos lugares e perguntando: “onde estás?”. Deus tem saudade de nós, ele quer passear conosco no jardim. E qual é a nossa resposta, vamos continuar nos escondendo, ou vamos dizer: “estamos aqui, Senhor”?
Não tenha medo de reconhecer seu pecado, de deixar a vida velha. Nós precisamos assumir a bondade de Deus, a sua misericórdia para tomarmos um decisão definitiva, algo que não é fogo de palha. O projeto de Deus, é um projeto de eternidade, não é só por um tempo.
Não importa se você estava numa vida de mentiras, de prostituição, depressiva, Ele te pergunta: “onde estás?”. Não importa quantos anos você tem, você é um jovem sarado, a única coisa que nos envelhece é o pecado, mas quando caminhamos com Deus no jardim e aceitamos o seu chamado, somos felizes.

Pe. Roger Luís
Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e ajude-nos a evangelizar!