segunda-feira, 19 de março de 2012

São José: exemplo de fidelidade

Foi um homem particularmente exemplar. José foi escolhido a dedo por Deus para ser o pai adotivo de Jesus. Ele, segundo a Bíblia, era um homem justo. E justiça na Bíblia equivale a santidade. José era um homem santo. Quando soube que sua "noiva" prometida, Maria, estava grávida de um filho, José sabia que não era filho seu. Ele poderia ter ficado bravo com Nossa Senhora, ter delatado por crime de "traição" - até porque quando Maria contou que estivesse grávida pelo Espírito Santo, a princípio, pareceu - poderia ter incriminado a sua futura esposa. Mas o que José pensou em fazer? Fugir em silêncio e a culpa recairia sobre ele: engravidou a moça antes do casamento e ainda fugiu, que covarde! - diria o povo. São José não era só justo, mas imensamente bondoso. E paremos para meditar como ele lutou pela vida de Jesus. Teve que passar muitos apertos, como conseguir um lugar para que Maria tivesse o Menino, fugir dos romanos que queriam matar os primogênitos, morar no Egito, depois retornar a Nazaré e recomeçar a vida.
São José, homem zeloso, ensinou Jesus a andar, a falar, abraçou Jesus e amou-O mesmo sabendo que Ele não era seu filho. Quanto amor saía do coração daquele homem!
São José, homem respeitoso e casto. Era direito dele desposar a Virgem Maria - relacionar-se sexualmente com ela, pois eram esposos. Mas José reconheceu que aquela não era uma mulher qualquer, e continuou a guardar a castidade por amor à sua esposa e a seu Filho.
São José sofreu, amou, fez de tudo por Jesus e Maria. Por isso também nós devemos nos espelhar nele. Ainda hoje Deus chama o seu povo para ser como José: castos, fiéis, firmes, decididos, zelosos, bondosos, justos. São José é exemplo e deve ser imitado. Não foi à toa que ele fora proclamado patrono universal da Igreja.
Rezemos, então, pedindo a sua intercessão:

Ave, São José homem justo, esposo Virginal de Maria, e pai davídico do Messias; bendito és tu entre os homens, e bendito é o filho de Deus que a ti foi confiado:Jesus. São José, Padroeiro da Igreja universal, guarda as nossas famílias na paz e na graça divina, e socorre-nos na hora da nossa morte.Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e ajude-nos a evangelizar!