quarta-feira, 11 de maio de 2011

Amar e ser amado

Quando nos perguntamos para que viemos ao mundo, qual nossa função e finalidade muitas respostas podem aparecer e todas elas contemplam, de algum modo, nossa sede de tal resposta. Durante muito tempo eu me fiz essa pergunta sistematicamente. Fazia-a em oração, fazia-a aos meus amigos, fazia-a aos meus livros, fazia-a aos filósofos e assim fi-la a muita gente.
Certo dia porém, resolvi mais uma vez perguntar. Perguntei novamente para Deus "para que fui criado?". Esperando obter uma resposta mais vocacional e talvez até algo surpreendente silenciei-me em meu santuário interior. Primeiramente o Senhor fez-me compreender, através do pensamento, que eu sou uma centelha (faísca) de seu amor. Isto quer dizer que eu sou um pedacinho de Deus e que esta faísquinha de Deus tem a missão de incendiar o mundo inteiro com o Amor, com Ele mesmo. Logo concluí: nasci para Amar e para ser Amado.
Deus é este cuja função é Amar perfeitamente. Nosso amor é imperfeito e limitado, mas é amor mesmo assim. Ainda que longe do amor pleno de Deus, continuamos sendo faíscas.
E que maravilha: fomos feitos para amar, mas para sermos amados. Não numa relação de carência de amor, mas de necessidade para a plenitude. Explico melhor: só seremos completos se amarmos e se formos amados. Até porque o amor é uma via de mão dupla. Se eu amo serei naturalmente amado.
Quando, entretanto, inverte-se esta situação e se quer ser amado antes de amar acaba-se ferindo e machucando a si e a outros. Por isso, aprendamos com Deus a sua dinâmica pessoal, a dinâmica do amor: Amar primeiro para depois ser amado. Assim o amor vira um delicioso círculo onde habita o Espírito de Deus. Libertar-se do egoísmo, do amor próprio, das próprias vontades e desejos e colocar a realização alheia (que é um grande gesto concreto de amor verdadeiro) é o primeiro passo para cumprir a missão solene que Deus deu a todo ser humano!
Para encerrar compartilho com vocês esta oração que nasceu de uma simples meditação:
"Senhor nosso Deus, creio firmemente que vós sois amor.
Vossa natureza é o amor.
Vossa substância é o amor.
Vossos atos para comigo são puro amor e vossa linguagem é o amor.
A criação é vosso poema de amor.
Os meus irmãos são a personificação de vosso amor.
A cruz é a bandeira de vosso amor.
O Filho redentor é a prova do vosso amor.
O Espírito santificador é a presença viva deste amor!
Sois Deus verdadeiro, sois o mais alto.
Só olhando para cima, só me elevando poderei ver-te
Porque amor é elevação!"

Em Cristo, seu irmão
Gregory Rial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e ajude-nos a evangelizar!