sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

É... ele caiu do cavalo!

Faaaala povo de Deus!
Hoje a Igreja comemora a festa da Conversão de São Paulo. Ele é um santo muito importante para o cristianismo, pois foi através de sua pregação que o Evangelho se esparramou entre os pagãos (aqueles que não eram judeus). São Paulo deixou muitas cartas escritas, algumas estão canonizadas como Escritura Sagrada e encontram-se no Novo Testamento. Outras, se perderam.
Mas com este post quero refletir com vocês um pouco a partir da experiência vivida por São Paulo. Ele era um judeu estudado, conhecia as Escrituras e era um defensor da fé judaica. O livro dos Atos dos Apóstolos conta que no martírio de Santo Estêvão, ele estava lá.
O nome de São Paulo era Saulo. Como bom judeu, Saulo combatia fortemente os cristãos. Era perseguidor da Igreja. Entretanto, um dia, enquanto estava a caminho da cidade de Damasco, onde iria prender alguns cristãos, Saulo teve um encontro especial com Jesus. Uma forte luz veio ao seu encontro, ele caiu do cavalo que estava montado e ouviu as palavras do Mestre: "Saulo, Saulo, por que me persegues?" ao passo que ele respondeu: "Quem es Tu, Senhor?" e Jesus se apresentou a Ele e disse que o queria como apóstolo, como discípulo seu.
Saulo ficou cego por três dias. Jejuou e rezou até que Ananias, um cristão piedoso de Damasco, foi batizá-lo. Ele mudou de nome. De Saulo para Paulo. Daí em diante tornou-se um grande anunciador da Boa-nova.
Agora, vamos lá:

1. Por que Jesus quis São Paulo?
Ora, ele era um homem instruído. E ainda que fosse inimigo de Cristo, sabia da sede de bondade que havia em seu coração. Jesus tinha escolhido homens simples, pescadores, para serem seus primeiros apóstolos. Mas era preciso fazer chegar aos pagãos o Evangelho, e aí precisava de alguém que soubesse argumentar. Por isso São Paulo foi chamado.

2. O encontro com Jesus
Todos nós que anunciamos Jesus só fazemos isso porque um dia experimentamos um encontro com Ele. Na verdade é Ele quem toma a inciativa. Todo missionário é antes de tudo alguém que conhece o Mestre, convive com Ele e se relaciona, amorosamente, com Ele.

3. Caiu do cavalo
Interessante o acontecimento da queda do cavalo. Assim também nós, que queremos servir a Jesus, que fazemos a experiência dEle, precisamos cair do cavalo da nossa vaidade, dos nossos interesses, das nossas vontades. Muitas vezes a gente tem que cair pra poder encontrar com Jesus. Às vezes a gente fica cego por conta das coisas do mundo, e aí apenas a oração e o jejum para nos livrar da cegueira.

Quanta coisa dá pra meditar sobre a vida desta coluna da Igreja, não? Então meu amigo, reflita e reze a vida de São Paulo e se pergunte: sou perseguidor de Cristo? Persigo a Igreja? Estou montado em qual cavalo? No da minha vaidade, orgulho, autossuficiência, egoísmo?

São Paulo, apóstolo, rogai por nós!

Em Cristo, seu irmão
Sem Gregory Rial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e ajude-nos a evangelizar!