quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Somos chamados a algo maior


Deus nos chama à felicidade, a vivermos em dignidade e liberdade de filhos de Deus. E isto significa viver em santidade, como Deus nos sonhou. Para isso que Cristo, morrendo na cruz, nos libertou e nos deu a salvação.

Mas é também verdade que Deus nos dá o livre arbítrio de decidir sobre a nossa vida, e por isso, podemos fazer o mal. Entretanto, acabamos por nos afastar da graça de Deus e rejeitamos a salvação. Muitos assinam a própria condenação, pois fizeram opção por se afastarem de Jesus Cristo.

Mas se Deus nos dá a liberdade e nos quer felizes, se Ele não quer que pequemos, por que muitos pecados nos dão prazer? Viver nos planos de Deus não é uma opressão, escravidão, mas viver com responsabilidade a liberdade que nos foi dada por Deus. Um simples prazer dado pelo pecado não é felicidade. O pecado nos dá uma felicidade momentânea, nos deixa profundamente vazios e sem sentido para a vida, além de nos escravizar. 

É uma irresponsabilidade e uma grande falta de amor a nós mesmos, nos entregar ao pecado, pois ele nos mata por dentro. Devemos lutar corajosamente contra o pecado com todas as nossas forças, com oração, com penitência, pois essa é a verdadeira liberdade. “É para que sejamos homens livres que Cristo nos libertou. Ficai, portanto firmes, e não vos submetais outra vez ao jugo da escravidão.” (Gl 5,1).

A luta contra o pecado é difícil, mas é o sacrifício que vale a pena. Por exemplo, quantas pessoas se sacrificam 4 ou 5 anos em uma faculdade para trabalhar durante cerca de 30 anos naquela profissão para a qual estudaram com tanta dedicação? Quanto mais vale a pena lutar nessa vida terrena pela santidade para estar eternamente com Deus. 

Para lutarmos contra o pecado, precisamos na maioria das vezes passar por cima de nós mesmos, pois pelo pecado original que herdamos, temos a tendência ao pecado. Mas a Palavra de Deus diz: “Deixai-vos conduzir pelo Espírito, e não satisfareis os apetites da carne. Por que os desejos da carne se opõem aos do Espírito, e estes aos da carne; pois são contrários uns aos outros. É por isso que não fazeis o que quereríeis.” (Gl 5,16-17).

Nós somos cidadãos do céu, somos chamados para a grandeza, para a eternidade e não para vivermos mediocremente, escravos dos instintos do corpo e das modas da sociedade.

A Virgem Maria, puríssima, castíssima, imaculada seja o nosso refúgio contra os pecados e as tentações do demônio.

Em Cristo, seu irmão 
Rafael Nascimento 
Coordenador da Missão Kerigma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e ajude-nos a evangelizar!