sábado, 12 de abril de 2014

"Que as nossas lágrimas não sirvam para diminuir a fé, mas para aumentá-la", afirma Dom Gil

Nesta sexta-feira (11), Dom Gil Moreira foi o oficiante e pregador do Setenário das Dores de Nossa Senhora, fazendo a reflexão da sexta dor: A mãe recebe o seu Filho morto nos braços.

Dom Gil saudou Dom Zicó, Padre Éder e a todos os presentes. Ofereceu a noite do Setenário por alma de alguns filhos desta terra, importantes na música e na igreja, como Padre Herculano. Recordou também as pessoas falecidas, que sempre tiveram cuidado com as celebrações de Itapecerica, cuja proteção esta com as bênçãos de São Bento.

O bispo apresentou o quadro do dia: Maria com seu filho nos braços, Maria Madalena, a mulher de Cléofas, e o discípulo amado. Este é o grupo que permaneceu até o fim, pois todos os outros fugiram. Estes permaneceram até o fim. Fidelidade é isto, permanecer com toda coragem, firmes na fé.

Maria recebe o filho. Imaginemos quanta dor, quanto sofrimento estava em sua alma. Essa mãe, perdendo a Jesus, nada perdera de sua virtude. A sua resignação com o que Deus ordenara: Mãe dolorosa, mas Mãe confiante.

Nesse quadro, em nossa terra, nos chama atenção a imagem como Maria aconchega seu filho e está olhando para o céu, contemplando a Deus.  Apesar da dor imensa, ela não perde a confiança, a fé e o amor. Ela contempla a Verdade Eterna. Deus está no comando de tudo. Certamente Deus está preparando algo de maravilhoso.

Certamente as mães que perderam seus filhos, não esperavam a partida, e conseguem colocar seus corações na mesma sintonia que Nossa Senhora. Experimentam um pouco do que Maria suportou. Essa dor aconteceu para nos ensinar a enfrentar os sofrimentos da vida sem perder a confiança e o ânimo, e renovar a nossa convicção, pois apesar dos problemas e sofrimentos, Deus está conosco. Ele está olhando por nós, nos acompanhando e não há melhor remédio que esta confiança plena em nosso Senhor.

Quando perdemos alguém podemos chorar, é nosso direito. É sinal de um amor por aquele que partiu. "Mas que essas lágrimas não sirvam para diminuir a fé, mas para aumentá-la, para nos dar coragem para ir para frente e a certeza de que um dia no céu encontraremos todos, numa felicidade plena.”, disse Dom Gil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e ajude-nos a evangelizar!