segunda-feira, 26 de maio de 2014

Dom José Carlos é ordenado bispo da Diocese de Divinópolis


O até então Monsenhor José Carlos, concede
entrevista aos jornalistas.
A Diocese de Divinópolis está em festa. Na tarde do último domingo (25), na catedral do Divino Espírito Santo foi ordenado Dom José Carlos Campos, novo bispo de nossa igreja particular. Segundo a Polícia Militar, aproximadamente sete mil pessoas acompanharam a celebração. Mais de 150 padres, 18 bispos de diversas dioceses, seminaristas, religiosos e religiosas participaram desta festividade.

Antes de iniciar a cerimônia, Dom José Carlos recebeu em seu palácio episcopal toda a imprensa. Lá também estavam Dom Tarcísio Nascentes (bispo de Duque de Caxias), Dom José Belvino (bispo emérito de Divinópolis) e Dom Walmor (Arcebispo de Belo Horizonte).

Durante a entrevista, Dom José falou sobre sua nova missão na Igreja: "Essa missão precisa começar com muita oração, pois o caminho começa com um coração em Deus. E aqui não se trata de uma política ou de executar uma estratégia, mas sim de cumprir a missão do Senhor. A experiência e a comunhão com o Senhor é o traço fundamental da nossa missão." Ao citar seu lema "Com os olhos fitos em Jesus", Dom José Carlos recordou que enquanto batizados somos chamados a manter nosso olhar em Jesus. "Essa é a segurança que eu tenho em ser bispo. Peço a Jesus que me ensine a ser bispo mantendo a cada dia e sempre mais meus olhos fitos n'Ele", completou.
Sob a imposição das mãos de Dom Walmor, Dom
José Carlos é ordenado.
A celebração começou por volta de 16h. Juntamente a Dom Walmor, Dom Tarcísio e Dom José Belvino foram os bispos ordenantes. Em sua homilia, Dom Walmor ressaltou que, com a simplicidade de Dom José Carlos, a força do amor do povo irá ajudá-lo nessa caminhada. "O bispo que o povo quer", disse o arcebispo de Belo Horizonte.

Dom Walmor aprofundou no lema escolhido por Dom José Carlos. "O segredo é crescer particularmente no exercício de fixar o olhar n'Ele, Cristo. Uma experiência que não se faz pra sempre, mas que se faz com a força de se tornar instrumento para que outros a façam também", afirmou. Disse também que só na medida em que o bispo e cada fiel fixa seu olhar em Cisto, como uma experiência e não como explicação, nos tornamos capazes de acolher a Palavra e de anunciá-la para que ela seja viva.

A celebração seguiu com o rito da ordenação, onde o novo bispo apresentou os seus propósitos a Dom Walmor. Logo após, os bispos impuseram-lhe as mãos e foi feita a prece de ordenação. O arcebispo de Belo Horizonte ungiu a cabeça de Dom José Carlos e o entregou o livro dos santos Evangelhos e as insígnias (anel, mitra e báculo). Em seguida, Dom Walmor conduziu Dom José Carlos até a cátedra, assumindo assim o rebanho da igreja particular de Divinópolis.

No fim da celebração, Dom José agradeceu a todos aqueles que o ajudaram nesse momento ímpar de sua vida e recordou de sua nova missão. Ficou nitidamente expresso em seu rosto, a alegria, o comprometimento e a disposição de entrega a Jesus e a sua Igreja.

Rezemos pelo nosso pastor!


Confira mais fotos AQUI.


por
Rafael Curto Fonseca
Servo do Missão Kerigma
@rafaelcurto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e ajude-nos a evangelizar!