sexta-feira, 9 de maio de 2014

Sentimentos X Decisão

Sentimento é algo difícil de lidar, principalmente quando somos invadidos por ele após já termos tomado uma decisão. Como manter-se firme na decisão de continuarmos na liderança de um grupo, de um trabalho, de um relacionamento, ou qualquer outra postura quando somos invadidos pela tristeza, decepção, mágoa ou desânimo? 
Porém a realidade é que inevitavelmente em algum momento de nossa vida iremos passar por essa dura verdade, sinceramente, a todo momento vivemos essa provação. Somos invadidos por sentimentos que nos desestabilizam, tiram nossa segurança, e querem roubar nosso entusiasmo em servir à Deus e seguir até o final. E é aqui que começa a grande luta por nos mantermos firmes em nossa primeira DECISÃO. 
Aprender a comandar as própria emoções e sentimentos não é tão simples, não pretendo aqui fazer uma abordagem psicológica, mas partilhar as lutas que também eu enfrento como jovem nesses “duelos sentimentais”. E aqui a palavra de Deus nos ajuda perfeitamente: 
“Não entregues tua alma à tristeza, não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos. A alegria do coração é a vida do homem, e um inesgotável tesouro de santidade. A alegria do homem torna mais longa a sua vida. Tem compaixão de tua alma, torna-te agradável a Deus, e sê firme; concentra teu coração na santidade, e afasta a tristeza para longe de ti, pois a tristeza matou a muitos, e não há nela utilidade alguma. A inveja e a ira abreviam os dias, e a inquietação acarreta a velhice antes do tempo. Um coração bondoso e nobre banqueteia-se continuamente, pois seus banquetes são preparados com solicitude.” (Eclesiástico 30, 22-27 – Tradução Bíblia da Ave-Maria)
É necessário travarmos com coragem uma verdadeira luta interior afim de que os bons propósitos antes assumidos não sejam deixados de lado ao longo do caminho. Eu sei que bate a vontade de abandonar tudo quando as adversidades chegam. Sei também que existem aqueles momentos que por causa do que estamos SENTIDO, não temos vontade de continuar a liderar um grupo, ou, de permanecer frequentando aquela comunidade, de levar a frente um matrimônio, ou facilmente abandonamos a decisão de sermos santos. 
Lutar, lutar e lutar. Nessas horas é o momento de dizermos aos nossos sentimentos, que muito embora tenhamos consciência de nossa tristeza, desanimo,  frustração ou qualquer outro nome que seu sentimento tenha que: agora é a hora de PROVAR a DECISÃO assumida, de cumprir e dar testemunhos das próprias palavras. É um tremendo desafio? Com toda certeza!! E aqui esta a beleza das decisões, elas são nossos alicerces na hora da tempestade de sentimentos, e as tempestades virão! 
Imagine um barco em alto mar passando por uma tempestade. O mais fácil é largar a direção e deixar o barco afundar, talvez na busca desesperada para salvar a própria vida, os próprios interesses. Mas essa não é a atitude de um verdadeiro cristão. A decisão é essa força interior que nos leva a tomar a atitude correta de permanecer, de gastar as energias afim de que o barco não afunda. No final provavelmente você esteja esgotado por ter gastado todas suas forças nessa luta, mas terá sua alma totalmente preenchida e realizada, teremos então novamente nos reencontrado com a alegria, a felicidade. Os sentimentos novamente estarão ordenados, é a conquista da maturidade dos próprios sentimentos. Lutemos!
Magda Ishikawa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e ajude-nos a evangelizar!