quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Vale das sombras...

Evitamos inúmeras situações em nossa vida. Muitas vezes fugimos por um simples sentimento, chamado medo. Quem nunca teve medo? Talvez faça parte de nossa cultura ou costume. Já no início de nossa vida, escutamos histórias, ouvimos falar de personagens que se encarregam de moldar nossos comportamentos.
O tempo passa e vamos crescendo, mas os medos continua nos moldando. Aprendemos que aqueles monstros das histórias não existem, mas criamos outros ainda piores e mais assustadores dentro de nós. Acabamos permitindo que limitações sejam instaladas em nossas vidas por esse medo. E o medo cresce junto com a gente, vira pavor, pânico...
Todo sentimento sem controle é prejudicial, mas o medo tem uma capacidade incrível de se multiplicar. Ele se espalha por todos os cantos da nossa vida, invade todo o nosso querer e sentir. O medo, quando não tratado, chega a abafar até nossa fé.
Medo de amar, de se relacionar, de se arriscar, de tentar, da saudade, medo de ouvir a voz de Deus, de servir ao Senhor, de voltar atrás... É impossível enumerar todos os medos aos quais estamos sujeitos.
Temos medo de amar e relacionar porque não queremos não ser correspondidos. Só se amor fosse uma moeda de troca esse medo faria sentido, amar é escolha individual. Temos medo de arriscar e tentar porque não queremos caminhar no desconhecido. Não seria isso estar acomodado? Mudar é preciso, se arriscar nos planos de Deus é necessário. Medo de ouvir a voz de Deus e servir a essa voz é loucura, não existe querer melhor que o do Pai, não existe voz mais doce. Não há porque ter medo de sentir saudade, se temos saudade é porque vivemos momentos felizes. Voltar atrás não é se reconhecer como um fracassado, é ter coragem de lutar.
São muitos os medos, mas só temos um solução. Jesus é a cura de todos os medos. “Não os temas, porque é o Senhor, vosso Deus, quem combaterá por vós.” (Dt 3, 22). É o próprio Deus que diz! Não temos porque temer se possuímos um Pai nos levando no colo a cada situação difícil. Quantas vezes não nos sentimos seguros, no colo e nos braços de nossos pais quando o medo nos atacava? É isso que Deus faz conosco, nos leva nos braços.
Não há mal que resista à invocação do nome de Deus, não há trevas que não sejam iluminadas pela luz do Espírito Santo. Se soubermos depositar todos os nossos medos no coração chagado de Jesus, nada mais iremos temer. Não fomos feitos para a covardia e muito menos para nos esquivarmos dos sonhos escritos por Deus.
“Ainda que eu atravesse o vale escuro, nada temerei, pois estais comigo. Vosso bordão e vosso báculo são o meu amparo.” (Sl 23, 4). Somos pessoas de fé, o que não nos permite duvidarmos das palavras do Senhor. Se é Ele quem diz estar conosco é Ele quem nos auxilia. Precisamos vencer nossos medos pela oração. O vale escuro é iluminado quando estamos com Deus. Isso não significa que tudo será fácil, simplesmente quer dizer que Jesus nos ajudará em todas as situações.
Quando experimentamos invocar o nome de Jesus diante dos nossos medos, nos tornamos abertos ao Espírito de coragem e enfrentamos nosso desafios, como combatentes do Senhor. Somos guerreiros da paz e um guerreiro não tem medo do inimigo. O medo é uma armadilha de satanás, vencida pela oração e pela fé em um Deus que não nos abandona, um Deus que cuida de você.
Como diz a letra da musica: “Cuidas de mim, sei que Tu cuidas de mim, Senhor.” Precisamos ter essa certeza para que nada mais nos abale, para que não sejamos reféns do medo, para que não seja o medo a moldar nosso comportamento e nossas escolhas.
Faça sua oração...
Senhor, eu confio em Ti. Hoje quero depositar meus medos e traumas aos vossos pés, não quero mais ser refém das minhas inseguranças. Quero caminhar de mãos dadas contigo e nada mais temer. Cuida de mim Senhor, como sempre tem feito. Faz-me forte como um leão e corajoso como um guerreiro. Quero ter coragem de levantar a cabeça e encarar a vida de frente, sem me esquivar das vossas vontades e dos meus desafios. Não sou ovelha sem pastor e por isso não devo temer. Tu és meu Pastor e junto a vossa mãe, a Rainha dos Céus, nenhum mal resistirá. Amém!

Coloco vocês em minhas orações,
Fiquem na Paz de Deus!
Um grande abraço,
Luiz Oliveira – Missionário da Missão Kerigma


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e ajude-nos a evangelizar!