segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Dia das bruxas

Aew galera! Hoje dia 31 de outubro é dia das bruxas. Aí muita gente se pergunta: será que comemorar o halloween é pecado? O que esta festa significa? Abaixo um pequeno trecho do livro "Falsas doutrinhas, seitas e religiões" que vai nos explicar um pouco sobre o que hoje muita gente celebra:

O Halloween é uma festa muito comum nos EUA e Europa e é celebrada no dia 31 de outubro. A comemoração veio dos antigos celtas (povo que habitava a Grã-Bretanha há mais de 2000 anos). Eles realizavam a colheita nessa época do ano, e segundo um antigo ritual desse povo, os espíritos das pessoas mortas voltariam à terra durante a noite, pois queriam, entre outras coisas, se alimentar e assustar às pessoas Com isso, os celtas costumavam vestir máscaras assustadoras para afastar esses espíritos. Esse episódio era conhecido como “Samhaim”. Com o passar do tempo, os cristãos chegaram à Grã-Bretanha, e converteram esse povo [os celtas] ao Catolicismo. Com isso, a Igreja Católica transformou este ritual pagão em uma festa religiosa, que passou a ser celebrada nesta mesma época e, ao invés de honrar espíritos e forças ocultas, o povo recém- catequizado deveria honrar os santos, daí veio o “All Hallows Day”: o Dia de Todos os Santos. Mas, a tradição entre esses povos continuou, e além de comemorarem O Dia de Todos os Santos, eles celebravam também a noite da véspera desse dia, com máscaras assustadoras e comida. Esta noite era conhecida como “All Hallows Evening”, a qual, ao ser abreviada com o passar do tempo, passou a chamar-se Halloween. Vemos, dessa forma, que a tradição de se comemorar as bruxas ou outros espíritos não é cristã e deve ser evitada, ainda que tenha apenas uma conotação folclórica. Devemos, sim, celebrar o Dia de Todos os Santos.
Professor Felipe Aquino in Falsas doutrinas, seitas e religiões
Continuando, galera, vale ressaltar que o dia de todos os santos é dia 01 de novembro, mas aqui no Brasil nós só o comemoraremos no próximo domingo. Vale lembrar que bruxas e fantasmas não existem. Portanto, para que comemorar a mentira se temos a verdade que é Jesus?

Como bons cristãos que queremos ser precisamos ir refinando nossa fé e nossos costumes para nos assemelharmos cada vez com o Senhor Jesus.


quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Nosso Deus é um Deus amor

Querido jovem, você foi criado à imagem e semelhança do amor, você criado para ser amor. Desde que você era um espermatozóide, Deus já te amava, no meio de milhões deles, Deus te escolheu. Foi você o espermatozóide mais esperto. E Deus te acompanhou no ventre de sua mãe durante a gestação, Ele já derramava o Seu amor sobre você.
Não sei se algum dia você já se apaixonou ou alguém já se apaixonou por você. Note que quando uma pessoa se apaixona algo diferente acontece com ela. Talvez você se lembre daquela pessoa que se apaixonou por você. Você mal entra no MSN, e ela já está te chamando para conversar, sempre te manda mensagens, depoimentos, eu cheguei a pegar uma época até de cartinhas, mas acho que hoje como estamos na era digital não se usa mais isso. Aquela pessoa que sempre que você entra no Facebook, ela te cutucou, comenta suas fotos. Quando estuda junto ou convive, quer sempre estar perto, escreve seu nome no caderno, na agenda... Fica horas pensando na pessoa amada. E talvez seja esnobada, não seja correspondida, e mesmo assim ainda é insistente.
Talvez você tenha se identificado em um lado ou outro, já foi apaixonado assim ou alguém já se apaixonou por você dessa forma.
Meu querido irmão, Deus é exatamente assim, Ele grita: “Eu te amo”! Mas você não dá ouvidos às vezes, Deus ama você loucamente. Deus te manda cartas de inúmeras maneiras, Deus te diz: “Ei, eu estou aqui, na Igreja, na Eucaristia, na confissão”. Deus não te ama porque quer algo de você, como muita gente diz amar, mas somente quer o prazer, quer algo da pessoa. Deus quer apenas que você fique com Ele, Ele quer apenas seu coração. O amor de Deus não é egoísta, é perfeito, é puro, santo. Deus faz loucuras por amor a você, o amor de Deus é muito mais do que podemos imaginar. Deus não só escreve seu nome em um caderno ou numa agenda, mas seu nome está gravado na palma da mão de Deus (cf. Isaías 49,15-16). Deus está conosco em todas as dificuldades e não nos abandona. (cf. Is 41, 9-10).
Deus é muito mais do que podemos imaginar, com as minhas palavras não posso te apresentar esse Deus, pois Ele é muito mais do que eu posso falar. Você precisa experimentá-lo para ver o quanto Ele é bom. Não tenha medo se entregar a Deus, não tenha medo de se lançar aos braços de Deus. Deus te ama e te quer feliz, e só assim você será verdadeiramente feliz, pelo Amor infinito de Deus.
“E agora, eis que diz o Senhor, aquele que te criou Jacó, e te formou Israel: “Nada temas, pois eu te resgato, eu te chamo pelo nome, és meu. Se tiveres que atravessar a água, estarei contigo. E os rios não te submergirão; se caminhares pelo fogo, não te queimarás, e a chama não te consumirá. Pois Eu sou o Senhor, teu Deus, o Santo de Israel, teu salvador. Dou o Egito por teu resgate, a Etiópia em compensação. Porque és precioso a meus olhos, porque eu te aprecio e te amo, permuto reinos por ti, entrego nações em troca de ti. Fica tranquilo, pois estou contigo.” (Isaías 43,1-5).
Veja meu caro, Deus nos amou tanto que se encarnou no seio da virgem Maria, viveu como homem e deu sua vida por nós. Jesus derramou todo o seu sangue por nós, sim ‘todo’ o seu sangue. Por todos os ladrões, prostitutas, assassinos; não importa Jesus deu sua vida por eles. A medicina diz que o corpo só jorra água depois que perde todo o sangue. E Jesus foi tentado por satanás, a não dar sua vida por nós, deve ter sido mais ou menos assim: “Ah, deixe de ser tolo, você irá morrer e eles vão te dar as costas, é pecado demais para uma pessoa carregar sozinha, ninguém pode carregar este fardo”. Mas Jesus foi firme, disse ao Pai: “Pai, se é de teu agrado, afasta de mim este cálice! Não se faça, todavia, a minha vontade, mas sim a tua” (Lc 22,42).
Não esnobe mais a Deus, deixe que o seu amor te alcance, Ele estará contigo na alegria e na tristeza, na saúde e na doença.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

O caminho da salvação é dizer sim à vontade de Deus

Já pensou a nossa vida como um papel em branco, que fosse escrita ao longo do tempo. O que devemos fazer com esse papel então? Escrever? É o que fazemos normalmente. Mas a verdade é que não somos bons nem gramática, nem na ortografia. Nas nossas mãos oque faríamos é um texto sem conteúdo, errôneo e deixaríamos o papel todo borrado ainda. E aí, oque fazer?
Nós seres humanos, todos, sem exceção, somos medíocres. Temos que parar com a mania de nos achar a última coca-cola do deserto. Quem deve escrever nesse papel de nossa vida é Deus. É Ele quem sabe oque deve ser escrito. Nós precisamos apenar assinar embaixo e deixar que Deus escreva.
Mas na verdade não temos a coragem de assinar um papel em branco e deixar Deus escrever. Temos muitos medos, não gostamos de renunciar a nossa vontade para fazer a vontade de Deus. Muitas vezes dizemos muito bonitinho querendo dar uma de Virgem Maria: "Senhor, eis aqui o ter servo(a), faça-se em mim segundo a vossa vontade." E assim assinamos e damos o lápis a Deus. Mas é ai que está, damos o lápis e ficamos apagando de vez em quando com a borracha. É esse o nosso pensamento: "Eu vou alterar só um pouquinho o texto, vou por umas palavras novas, não vai alterar o sentido do texto". A Virgem Maria em algumas traduções da bíblia dizia: "Eis aqui a 'escrava' do Senhor, faça-se em mim segundo a vossa vontade." E dizemos, ah, vou substituir escravo, por servo. Depois servo por colaborador, chegado, brother.
Temos que parar com essa idiotice de querer diagramar, e alterar oque Deus escreveu. Deixe de ser soberbo, desça do tamanco. Não diga eu sou mais eu, eu vou ser diferente, eu vou seguir a minha cabeça.
Temos um talão de cheque nas mãos assine-o e deixe Deus colocar o valor que Ele desejar. Nós temos essa tendência de ter medo da vontade de Deus, medo de quanto Ele vai querer tirar da nossa conta bancária. Meu irmão Deus tem planos de felicidade para você. Nós não sabemos como ser feliz, por isso o caminho para a felicidade é dizer amém à vontade de Deus.
Façamos como o filho pródigo da parábola do evangelho de Lucas cap. 15,11-32; voltar para a casa do pai e dizer: "já não sou digno de ser chamado filho, trata-me como seu escravo" (cf. Lc 15,21). É isso que devemos fazer, nos humilhar diante de Deus, foi isso que fez Nossa Senhora, que se humilhou e por isso Deus a exaltou, foi isso que fizeram os grandes santos. Esse é o caminho de vida eterna, nos humilharmos diante de Deus.
Paz e bem a todos!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Começaram os preparativos para o VII Jovens em Renovação

Já a algumas semanas os coordenadores de ministério do Grupo Kerigma se reuniram para definir data, local e mais umas coisinhas para o VII Jovens em Renovação.
Ontem, portanto, foi definido, em reunião com o Ministério de Pregação, o tema do encontro, os temas das palestras.
Em breve divulgaremos! Ainda é preciso um tempinho para aprovação do Núcleo de Serviços, mas tudo está prontinho! Agora é rezar para que nosso encontro seja uma bênção!
Não perca!!!


terça-feira, 11 de outubro de 2011

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Pequenos gestos traduzem nobres sentimentos

Bom galerinha, já fazia um tempo que eu não postava algo no blog. Perdoem-me, mas é que a vida tem estado muito corrida... rsrsrs, então, vamos lá:

Todo mundo fala da urgência e da necessidade de se transmitir aos jovens mensagens de esperança e de vida. De certo modo, até que vai... mas a grande mensagem que um jovem precisa receber é a de que Jesus Cristo o ama e o espera. Esta realidade é muito poderosa na vida de qualquer pessoa.
A certeza do amor de Deus nos liberta de todas as experiências frustrantes do amor humano: enquanto o amor humano trai, o de Deus é fiel; enquanto o amor humano cobra, o de Deus é gratuito; enquanto o amor humano é seletivo, o de Deus é pessoal e incondicional. O amor humano é cercado de limites e condições, já o amor de Deus é um amor excepcional.
Para um jovem conhecer o amor de Deus ele precisa experimentar. E essa experiência não pode ser feita apenas através de palavras. Por isso, o chamado de cada um de nós, apóstolos da juventude, é anunciar o amor de Jesus com gestos de ternura, de afeto, de doação. Um sorriso, um abraço apertado, uma escuta atenciosa, um olhar profundo, uma lágrima compartilhada. Pequeninos gestos que significam grandes coisas.
Você ama a Deus? Então você ama seu irmão, não é?
Peçamos ao Senhor Espírito Santo que nos envolva em graça divina para amarmos as pessoas como se não houvesse amanhã e que assim todos sejam conduzidos até o trono de Deus.
Boa semana!