Quando a gente se depara com alguma situação incômoda na vida (o desemprego, a família que não vai bem ou os relacionamentos) sempre nos vem três tentações: a tentação do passado, a tentação do presente e a tentação do futuro.
A tentação do passado é curtir uma certa nostalgia, um saudosismo e até um arrependimento do que fez ou do que poderia ter feito. "Como podia ter feito diferente...". Contudo, diz o dito, que quem vive de passado é museu. E ultimamente nem museu tem vivido de passado, mas de Arte Moderna. Chega, meu irmão, de ficar preso aos fatos do passado. O que passou, passou. Ficar remoendo ocorridos é algo que cansa muito, e pra falar a verdade, não leva a lugar nenhum.
A tentação do futuro também é desgastante. Dependendo da situação vivemos pensando: "serei feliz quando..." ou "não espero por...". É preciso olhar para o futuro, mas não querer vivê-lo no agora porque é impossível. Esse movimento ansioso do nosso coração pode nos deixar muito enfadados.
E existe também a tentação do presente, de querer tudo para agora. O imediatismo é uma marca da nossa sociedade. "Tudo agora, tudo hoje". Quer o sucesso agora, a realização pessoal neste minuto, a perfeição e a superação espiritual neste momento. E quem vive do imediato nunca vai ser feliz, porque tudo na vida é processo. Nada cai do céu, nem chega de bandeja. Ninguém é tão sortudo que receba tudo o que precise sem trabalho, empenho e esforço. As casas não aparecem do nada, precisam de um longo tempo de construção. O intelecto não se desenvolve da noite para o dia, mas são dias e dias de exercícios, estudos e leituras. Assim é tudo na vida. Quem quer as coisas para agora viverá infeliz, porque nunca vai conseguir.
Qual a melhor postura? A de viver o presente com consciência do passado (seja ele bom ou mau) e com esperança e tranquilidade a respeito do futuro. Mas sobretudo, viver o tempo presente como uma graça, uma dádiva, um dom gratuito, um presente. Todos os dias pela manhã, de fato, Deus nos dá uma folha em branco para escrevermos nossa história. É muito importante viver o hoje bem. Um hoje bem vivido é um ontem tranquilo e um bom futuro garantido.
Na paz de Jesus, seu irmão,
Sem. Gregory Rial
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e ajude-nos a evangelizar!