A Eucaristia constitui o momento culminante no qual
Jesus, no seu Corpo doado e no seu Sangue derramado pela nossa salvação,
desvela o mistério da sua identidade e indica o sentido da vocação de toda
pessoa de fé. De fato, todo o significado da vida humana reside naquele Corpo e
naquele Sangue, porque deles nos vieram a vida e a salvação. De qualquer modo,
deve identificar-se com eles a existência mesma da pessoa, que se realiza na
medida em que, por sua vez, sabe fazer-se dom para os outros.
Na Eucaristia, tudo isso é misteriosamente significado no
sinal do pão e do vinho, memorial da Páscoa do Senhor: o fiel que se nutre
daquele Corpo entregue e daquele Sangue derramado recebe a força de
transformar-se também em
dom. Como diz Santo Agostinho: “Sede aquilo que recebeis e
recebei aquilo que sois” (Discurso 271 1: Nella Pentecoste).
No encontro com a Eucaristia, alguns descobrem que são chamados
a se tornarem ministros do Altar, outros a contemplar a beleza e a profundidade
desse mistério, outros a transbordar esse ímpeto de amor sobre os pobres e os
fracos, e outros ainda, a captar, na realidade e nos gestos da vida de cada
dia, o seu poder transformante. Na Eucaristia, todo fiel encontra não apenas a
chave interpretativa da própria existência, mas a coragem de realizá-la a ponto
de – na diversidade dos carismas e das vocações – construir o único Corpo de
Cristo na história.
Na narrativa dos discípulos de Emaús (Lc 24,13-35), São
Lucas faz entrever o que acontece na vida daquele que vive da Eucaristia.
Quando, “ao partir o pão” por parte do “forasteiro” os olhos dos discípulos se
abrem, eles reconhecem que o coração ardia-lhes no peito enquanto o escutavam
explicar as Escrituras. Naquele coração que arde podemos ver a história e a
descoberta de toda vocação, que não é comoção passageira, mas percepção sempre
mais certa e forte de que a Eucaristia e a Páscoa do Filho serão cada vez mais
a Eucaristia e a Páscoa dos seus discípulos.
O Senhor Jesus fincou a sua tenda no meio de nós, e dessa
morada eucarística ele repete a cada homem e a cada mulher: “Vinde a mim, todos
vós que estais aflitos sob o jugo, e eu vos aliviarei” (Mt 11,28).
“Queridos jovens, ide ao encontro de Jesus Salvador!
Amai-o e adorai-o na Eucaristia! Ele está presente na Santa Missa, que torna
sacramentalmente presente o sacrifício da Cruz. Ele vem a nós na santa comunhão
e permanece no tabernáculo das nossas igrejas, porque é nosso amigo, amigo de
todos, especialmente de vós, jovens, tão precisados de confiança e de amor.
Depois de tanta violência e opressão, o mundo precisa de
jovens capazes de ‘lançar pontes’ para unir e reconciliar; depois da cultura do
homem sem vocação temos urgência de homens e mulheres que acreditam na vida e
sabem acolhê-la como chamado que vem do Alto, daquele Deus que chama porque
ama; depois do clima de suspeita e de desconfiança, que corrompem os
relacionamentos humanos, somente jovens corajosos, com mente e coração abertos
a ideais elevados e generosos, poderão restituir beleza e verdade à vida e aos
contatos humanos”.
Síntese da Mensagem de João Paulo II para o Dia Mundial
de Oração pelas Vocações, 2000
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