segunda-feira, 22 de julho de 2013

JMJ: A geração do sim a Cristo e à Igreja



O presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rylko, órgão responsável pela Jornada Mundial da Juventude no Brasil, afirmou que o evento constitui um desafio evangelizador para a Igreja.
Bote Fé Forania São Bento - Diocese de Divinópolis.
Itapecerica - MG | Janeiro de 2013
“Cada JMJ constitui um grande desafio para a pastoral juvenil da Igreja, porque os jovens deveriam ser sempre uma prioridade do compromisso evangelizador da Igreja. E trata-se de uma tarefa não fácil, aliás é muito exigente, que requer dos pastores grande coerência e transparência de vida, porque os jovens são particularmente sensíveis a este aspecto: exige-se um testemunho autêntico de fé”.

Para o cardeal, nesse contexto, a Igreja precisa iniciar uma reflexão a partir do projeto do Papa Francisco para os jovens:

“O Santo Padre já nos primeiros quatro meses do seu pontificado demonstrou que para ele são uma prioridade importante e nos seus pronunciamentos é possível indicar as grandes linhas de tal projeto”.

Segundo o Cardeal Rylko o Santo Padre demonstrou fortemente a sua preocupação com a evangelização da juventude ao aproximar-se deles com uma linguagem simples, ao apresentar a misericórdia de um Deus que não se cansa de perdoar, a pedir que tenham sempre grandes ideais e não tenham medo de comprometer-se com o chamado de Deus e também a ter coragem de ir contra a corrente da cultura dominante e dos valores que contradizem a fé e a moral cristã.

Ao pensar um projeto pastoral para a juventude o Papa Francisco também acredita que é preciso incluir um “convite urgente a caminhar e nunca parar e não ter medo de cair” porque nas quedas aprende-se a levantar e a retomar o caminho e continuar “sem nunca se sentir satisfeitos”.

O Cardeal finalizou a mensagem pedindo aos jovens que não cedam ao “fascínio do provisório” principalmente quando tiverem que fazer escolhas ligadas ao discernimento vocacional.

Uma pesquisa feita pela GAD3, uma empresa de consultoria e investigação sociológica, mostrou que para 55% dos jovens que participaram da JMJ de Madri o evento serviu para um melhor aprofundamento de sua vocação na Igreja e na sociedade.
Bote Fé Forania São Bento - Diocese de Divinópolis.
Itapecerica - MG | Janeiro de 2013



Informações: Rádio Vaticano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e ajude-nos a evangelizar!