quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Não vos conformeis com este mundo

Hoje, se recordarmos a história do Cristianismo ao longo desses 2000 anos, veremos que ela foi marcada por pessoas que amavam profundamente a Jesus e que chegaram, até mesmo, a derramar seu sangue por Ele. Pessoas que não se intimidavam em meio às perseguições e aos sofrimentos, eram corajosas.
Eram pessoas que não se conformavam com este mundo e que fizeram a nossa história. Foi graças a muitos desses que recebemos a fé. É como diz a Palavra de Deus:
“Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito”
(Romanos 12,2)
Em nosso tempo, vemos uma geração de cristãos muito conformados e adaptados com este mundo. Temos uma geração de católicos que segue as tendências e modas mais profanas possíveis, que destroem os valores cristãos. Muitos são os que seguem as influências da mídia secular.
Mas é fácil constatar (e provar!) que o mundo pretende nos afastar de Deus. Basta olharmos as novelas, os telejornais e até mesmo o que é ensinado nas escolas. Caímos numa ditadura do relativismo: hoje tudo é normal. E as pessoas estão aceitando tudo que é oferecido pela bandeja do mundo.
O pensamento dominante é: “isso é normal!" ou "todo mundo faz" ou "está na moda”. O mundo prega uma sexualidade desregrada, prega o desamor, prega falsas doutrinas, prega prosperidade e vida fácil. Errado quem pensa que estas ideias partem simplesmente da mídia brasileira, ou dos EUA, ou dos pensadores. Na verdade, esta ideologia anti-Deus nasce no inferno: é Satanás quem está regendo tudo isso.
A Igreja, pelo fato de se manter convicta no ensinamento de Cristo, é massacrada nas TV’s e também nas escolas. Fazem-na parecer medieval, inimiga do progresso, controladora. Enquanto idolatram e canonizam Karl Marx, Mao Tse Tung, Fidel Castro, Josef Stalin - ditadores que perseguiram e mataram várias pessoas, inclusive cristãos, para imporem seus ideais comunistas. Esses governos totalitários mataram aproximadamente 205 milhões de pessoas em todo mundo. Por que isso não é falado nas escolas? Se fala tanto da Inquisição católica como monstruosa e se esquecem dos massacres comunistas do século XX. Por que essas verdades não são ditas? Por que quando se fala em Igreja, a história é distorcida ou só apresentam os pontos negativos? E hoje, quantas crianças são mortas através do aborto?
O pior de tudo é que há católicos se adaptando ao mundo, que se deixam levar pelas ideologias anti-cristãs de nosso tempo. Você não pode se adaptar a esse mundo. Cristão verdadeiro se configura a Cristo! Pensa como Cristo! Senão, quando Jesus voltar, os que se mantiveram firmes serão arrebatados e você vai ficar, por que você se ‘adaptou’ a esse mundo e não se adaptou ao céu. Nós não somos deste mundo, o nosso lugar é o céu, é lá para onde devemos ir. Mas se nos conformarmos ao mundo não chegaremos lá.

Por Rafael P. Nascimento,
Ministério de pregação Grupo Kerigma

sábado, 27 de agosto de 2011

10 mandamentos da boa oração

1. Rezar com fé e confiança: Deus me vê, me ouve e me ajuda!

2. Rezar silenciosamente também é importante!

3. Falar sinceramente com o Senhor, de maneira livre e espontânea, e não limitar-se às fórmulas e orações decoradas.

4. Rezar com humildade: saber o seu lugar diante do Pai.

5. Rezar com o Espírito Santo: é Ele que vem em nosso socorro, pois não sabemos como nem o que pedir.

6. Rezar a vida: para que inventar situações? A nossa vida já dá pano pra manga...

7. Rezar sem esperar emoções e milagres. Rezar sem pretensões, com desinteresse.

8. Rezar com a Bíblia.

9. Rezar sempre: nunca parar de rezar. A perseverança comove o coração de Deus.

10. Rezar por amor a Deus: para louvá-Lo e bendizê-Lo.

Um passo para a salvação

O que é preciso para um doente se curar?

Primeiramente, ele precisa saber que está doente, depois precisa desejar a cura e buscar um médico.

Assim somos nós, todos somos doentes você sabia? Sim, pelo pecado original, há certos teólogos que dizem não existir o pecado original. Ora, se Deus criou as coisas com tanta perfeição, por que ele criaria o ser humano com uma tendência para o pecado? E se o pecado original não existe, de onde veio essa tendência para o pecado que o ser humano tem?

Muitas vezes se uma pessoa recebe uma notícia de que está com um câncer uma das primeiras reações dela é de não aceitação. Diz: "deve ser um diagnóstico errado, vou procurar um segunda opinião" uma terceira, quinta, décima nona.

O pecado é uma doença espiritual, temos que nos reconhecer pecadores, temos que parar com a mania de querer disfarçar. Muitas vezes fazemos isso até mesmo diante de Deus. Se vamos nos confessar damos enormes volta diante do sacerdote, e de que adiante se a Deus não enganamos. "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"

E se insistirmos na doenças ou seja, no pecado, não iremos nos curar. A palavra curar no hebraico tem o mesmo significado de salvar. Em algumas traduções diferentes da bíblia podemos ver que em umas se usa curar outras salvar. Por exemplo: "Tua fé te salvou, vai em paz e sê curada de teu mal" (Mc 5,34) (bíblia ave maria) Já na bíblia pastoral é usada a palavra "curou".

Então, se não nos reconhecermos pecadores não iremos nos salvar. Não podemos simplesmente dizer que não existe pecado, não podemos desprezar o pecado, o pecado destrói e traz consequências negativas, muitas irreversíveis. Muitos dizem não existe pecado mais por que Jesus carregou os pecados na cruz, se você diz isso você está desrespeitando a morte de Jesus na cruz.

Quando estamos doentes não combatemos a doença? Então combatamos o pecado, combatamos a nossa tendência para o pecado.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Amemos a Deus no mais profundo de nossa alma

Se nos perguntarem o que amamos sobre todas as coisas, talvez muitas pessoas responderiam que amam a Deus, por causa do 1º mandamento da lei de Deus. Mas amamos a Deus somente para seguir uma regra? Muitas não amamos realmente a Deus. Nas palavras é muito fácil amar, dizer que ama, mas o difícil é praticar e viver esse amor que dizemos ter.
Temos um certo costume de abominar certos pecados, como prostituição, roubo... (e estamos certos em abominar tais pecados), mas caímos no erro de abominar também os pecadores, eles devem ser acolhidos. Temos uma grande mania de enxergar somente as coisas negativas nessas pessoas, vemos os pecados externos dos outros e esquecemos de nossos pecados internos.
Pecado pior do que esses é o de não amar a Deus. Muitas vezes amamos pouco a Deus ou não amamos. É comum dizermos que amamos a Deus sobre todas as coisas, mas a grande verdade é que amamos é a nós mesmos sobre todas as coisas. Vivemos girando em torno de nós mesmos, nos fazemos deus de si mesmo.
Vivemos muito pouco em Deus, sonhamos pouco em Deus. Nossos sonhos geralmente são, ter uma bom casamento, ganhar muito dinheiro, e nisso colocamos Deus longe.
Até mesmo nós que atuamos na Igreja temos esse graves problema, amamos muito as coisas de Deus, como eu amo a Igreja, amo o Grupo Kerigma, amo a RCC profundamente. Mas amar o Deus da Igreja, do Kerigma e da RCC é muito mais difícil. Amar as coisas de Deus é muito fácil, mas amar a Deus é difícil.
Muitas vezes esse amor é interesseiro, queremos graças e bênçãos, amamos por medo do inferno.
É necessário que amemos a Deus pelo que Ele é, por que Ele nos amou antes mesmo de nosso nascimento. Precisamos amar a Deus do fundo de nosso coração, com um amor que dá a vida. É assim que devemos amar a Deus, dar a vida por Ele, viver para Ele, em qualquer que seja a sua vocação.

Em Cristo Jesus,
Rafael P. Nascimento

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Jornada Mundial da Juventude 2011

Assista abaixo um vídeo com os melhores momentos da JMJ 2011 que foi em Madrid na Espanha e que contou com mais 1 milhão de jovens, mais 3000 padres, mais de 800 bispos.

sábado, 20 de agosto de 2011

Deus me ama como sou


Num mundo onde as pessoas se sentem angustiadas com o desejo de agradar e serem agradadas, percebemos quão distante está a verdade do que realmente somos diante de Deus e diante de nós mesmos. Santa Teresinha, apesar de sua breve existência e em meio às suas dores, imperfeições e imaturidades, soube erguer seus olhos e pegar depressa o “elevador” que a conduziria aos braços do Pai. Descobriu-se aceita por um Deus que a amava e que faria tudo por ela. Esse exemplo de vida muito tem a nos ensinar, pois Teresinha se recusou a levar uma vida sem sentido e acreditou e nada colocou como impedimento para fazer da sua vida uma oportunidade de “cantar as misericórdias do Senhor”.
Como nós reagimos diante disso? Aceitamos ou não como somos ou quem somos? E de que maneira isso acontece?
“Onde está o Espírito do Senhor, lá está a liberdade” (cf. 2Cor 3,17). Deus é realista e deseja realizar sua obra em nossa vida na verdade, não em uma ilusão de quem somos ou como somos. A tentativa de negar ou vencer nossas fraquezas e limitações por nós mesmos é uma ilusão porque o próprio Jesus nos disse: “Sem mim nada podeis fazer”.
Deus me ama como sou
Uma das formas mais eficazes de deixar a graça de Deus agir em nós é dizer “sim” ao que somos e às situações que enfrentamos dentro e fora de nós. Isso nos faz acreditar que a pessoa que o Pai ama não é a que eu irei me tornar ou a que eu desejo ser, mas a pessoa que eu sou. Deus não tem as expectativas ilusórias que nós temos de amar o que é ideal ou virtuoso, Ele ama de forma real, aliás, desconsidero que seja amor tudo que escape da realidade. Perdemos muito tempo tentando corresponder a modelos ou nos lamentando de nossos limites e fraquezas, ou porque poderíamos ser menos feridos, menos complicados… isso só faz retardar a belíssima obra que o Espírito Santo quer realizar em nós.
Muitas vezes bloqueamos a nossa intimidade com Deus recusando a nossa pobreza, fragilidade, debilidade, ao invés de nos reconhecermos pequenos, e sem nos darmos conta, esterilizamos a ação do Espírito Santo.
Um problema decorrente disso é que, quando não conseguimos acolher a nós mesmos, também não acolhemos os outros – e perdemos tempo reclamando por ele não corresponder às nossas expectativas.
Essas atitudes e sentimentos são muito sérios porque revelam uma não aceitação de nós mesmos muito forte, que tem raízes em uma falta de confiança e fé em Deus. Aceitar-nos como somos, com nossa pobreza e limites, não significa acomodar-se, tomar uma atitude passiva ou preguiçosa diante da vida. Ao contrário, já que o próprio Evangelho nos chama a sermos perfeitos (cf. Mt 5,48), é preciso querer melhorar, crescer, superar, progredir… é indispensável, porque deixar de progredir é deixar de viver! Mas tudo isso só acontece de forma equilibrada se nos aceitamos e reconhecemos necessitados de Deus.
Márcia Fernanda Moreno dos Santos
(Comunidade Católica Shalom – www.comshalom.org)

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Vem aí o Seminário de Vida no Espírito

O Grupo Kerigma inaugura, no próximo domingo, o seu primeiro Seminário de Vida no Espírito (o SVE1). O Seminário de Vida é um encontro destinado a todas as pessoas que gostariam de fazer uma experiência tocante e um encontro pessoal com Jesus Cristo. Todas as pessoas que passam por essa experiência de vida espiritual criam um novo e grande amor por Jesus, pela Igreja, pela Palavra de Deus. Além disso, este encontro faz com que uma vida nova de felicidade se instale no coração do participante, pois em cada dia de Seminário algo novo é-nos apresentado.

Sendo assim, queremos convidá-lo para estar conosco no próximo domingo, a partir das 19h30min, no Centro Pastoral, onde teremos a oportunidade de começar esta caminhada que durará 5 finais de semana. os encontros tem duração de 1h30min e são abertos a todas as pessoas! Não deixe de participar! Leve sua Bíblia e ter este encontro pessoal com o Mestre que vai transformar toda a sua existência!

Compartilhe este convite em suas redes sociais!


segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A quaresma de São Miguel Arcanjo

Esta devoção deve-se a São Francisco de Assis que sempre fazia orações especiais à São Miguel, quarenta dias antes da festa do Arcanjo. Foi difundida através dos seus discípulos que o imitavam nessa devoção e recebiam graças. E até hoje, temos esse belíssimo costume de consagrar nossas vidas à São Miguel.

O que é necessário? Antes de tudo, termos os devidos cuidados para não cairmos em superstição. A superstição é o desvio do sentimento religioso e das práticas que ele impõe. Então o nosso coração deve estar reconciliado com Deus e cheio de bons propósitos. Seria bom preparar uma imagem de São Miguel com uma vela acesa, para se rezar todos os dias.

COMO REZAR A QUARESMA DE SÃO MIGUEL?

Acender uma vela benta;

Oferecer uma penitência;

Oferecer as intenções;

Fazer o sinal da cruz;

Rezar a oração inicial;

Rezar a ladainha de São Miguel;


Vamos rezá-la?


Oração inicial: São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede nosso refúgio contra a maldade e as ciladas do demônio! Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos; e vós Príncipe da Milícia Celeste, pelo poder divino, precipitai ao inferno a satanás e a todos os espíritos malignos, que andam pelo mundo para a perdição das almas. Amém

Sacratíssimo Coração de Jesus! Tende Piedade de nós.(3x)

Ladainha de São Miguel:

Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, ouvi-nos.

Jesus Cristo, atendei-nos.

Pai Celeste, que sois Deus, tende piedade de nós.

Filho, Redentor do Mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.

Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.

Trindade Santa, que sois um único Deus, tende piedade de nós.

Santa Maria, Rainha dos Anjos, rogai por nós.

São Miguel, rogai por nós.

São Miguel, cheio da graça de Deus, rogai por nós.

São Miguel, perfeito adorador do Verbo Divino, rogai por nós.

São Miguel, coroado de honra e de glória, rogai por nós.

São Miguel, poderosíssimo Príncipe dos exércitos do Senhor, rogai por nós.

São Miguel, porta-estandarte da Santíssima Trindade, rogai por nós.

São Miguel, guardião do Paraíso, rogai por nós.

São Miguel, guia e consolador do povo israelita, rogai por nós.

São Miguel, esplendor e fortaleza da Igreja militante, rogai por nós.

São Miguel, honra e alegria da Igreja triunfante, rogai por nós.

São Miguel, Luz dos Anjos, rogai por nós.

São Miguel, baluarte dos Cristãos, rogai por nós.

São Miguel, força daqueles que combatem pelo estandarte da Cruz, rogai por nós.

São Miguel, luz e confiança das almas no último momento da vida, rogai por nós.

São Miguel, socorro muito certo, rogai por nós.

São Miguel, nosso auxílio em todas as adversidades, rogai por nós.

São Miguel, arauto da sentença eterna, rogai por nós.

São Miguel, consolador das almas que estão no Purgatório, rogai por nós.

São Miguel, a quem o Senhor incumbiu de receber as almas que estão no Purgatório, rogai por nós.

São Miguel, nosso Príncipe, rogai por nós.

São Miguel, nosso Advogado, rogai por nós.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, atendei-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.

Rogai por nós, ó glorioso São Miguel, Príncipe da Igreja de Cristo,

para que sejamos dignos de Suas promessas. Amém.

Oração

Senhor Jesus, santificai-nos, por uma bênção sempre nova, e concedei-nos, pela intercessão de São Miguel, esta sabedoria que nos ensina a ajuntar riquezas do Céu e a trocar os bens do tempo pelos da eternidade. Vós que viveis e reinais em todos os séculos dos séculos. Amém.