A teoria é linda, mas a prática é sofrida e dolorida. Quando se inicia uma vida com Deus - e isso acontece de vários modos - tudo é lindo e maravilhoso no começo. Verdadeira lua de mel. Mas depois começam a vir as perseguições, os cansaços, as frustrações. Na caminhada espiritual, vem o relaxamento. Na caminhada pastoral, a preguiça. Na caminhada vocacional, a dúvida. E é assim, cercados de motivos pra voltar atrás que nos encontramos com uma virtude essencial para nossa felicidade: a perseverança. Perseverar é continuar no mesmo caminho até o fim. Mesmo com dificuldades, mesmo com situações imprevistas, mesmo com dores... Mas o que é capaz de manter a perseverança de alguém? A resposta é simples: convicção daquilo que se crê. A fé, para a perseverança, é como o ar para nosso corpo. Se não houver uma fé profunda e convicta, nunca se é capaz de perseverar.
Veja bem este exemplo: o rapaz faz um encontro de jovens. No começo tudo é lindo e maravilhoso. Conhece pessoas boas, faz novas amizades, aprende a rezar. Mas lá no fundo do seu coração, ele duvida um pouquinho da pessoa de Jesus, da ação dEle. Certo dia, este jovem se vê debochado pelos amigos que dizem: - Você é beato, é quadrado, é carola... Ele se sente diminuído, humilhado. E como não acredita de verdade em Jesus, larga o caminho começado. Volta à vida velha e toda aquela felicidade que começou a experimentar vai por ralo abaixo. Não será por falta de fé que este rapaz não continuou a seguir Jesus.
Galera, a gente sabe que seguir Jesus DE VERDADE é muito difícil. Teoricamente é algo lindo, mas na prática exige luta, renúncia e muita, mas muuuita coragem. Portanto, se você quer perseverar, meu amigo, comece por fortalecer a sua fé. E lembre-se daquilo que canta nossa querida Olívia Ferreira: "quem escolhe teu caminho, flores não vai encontrar, vem coroas de espinhos, vem motivos pra voltar. Mas quem escolhe teu caminho, além de tudo vai ganhar, a maior das recompensas que alguém pode ganhar: VIDA ETERNA".
Persevere! Tamo junto nesse barco!
Seu irmão,
Sem. Gregory Rial
falo por mim as pedras do meu caminho estao ficando pontudas mais esse caminho mi faz feliz como nunca fui e vo persiste como Jesus pede sei que nele posso confiar por ser o homem que morreu por mim. se depender de mim e na minha confiança em Deus Pai esse barco nao afunda.
ResponderExcluirIsso mesmo Humberto! Confiantes e com olhos fitos em Jesus nada é obstáculo!
ResponderExcluirDeus vê a sua perseverança!