"A verdade vos tornará livres.
Nosso Senhor Jesus Cristo disse no santo Evangelho que a verdade nos tornaria livres. Transcrevo abaixo, parafraseando, a explicação que ouvi de um Padre dominicano a respeito disso, mostrando claramente como a liberdade do Evangelho não é a liberdade dos liberais e do mundo moderno.
A liberdade está em nossa vontade (em querer um bem maior ou menor); ora, nossa vontade foi feita para o bem, e não só para o bem, mas para o sumo bem, que é Deus.
Tudo, portanto, que nos atrapalha a atingir o nosso fim último, Deus, e nos desvia de nossa caminhada a Ele, prejudica nossa liberdade (porque nos prejudica na escolha do sumo bem, enganando-nos com a falsa aparência do bem, por exemplo).
Ora, a inteligência, quando está de domínio da verdade, pode informar corretamente a nossa vontade, para que façamos uma escolha bem feita (ou seja, para que a vontade possa escolher o bem; a inteligência deve informar a vontade porque esta é uma faculdade cega, que não pode desejar o que não conhece).
A verdade é, portanto, em última análise, aquilo que nos faz chegar ao bem. Assim como o que nos atrapalha para escolher o bem prejudicada nossa liberdade, a verdade, fazendo-nos possuir o bem, nos torna verdadeiramente livres."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e ajude-nos a evangelizar!