Os 115 cardeais eleitores se transferirão para o Domus Santa Marta (local que hospeda os cardeais durante o conclave) às 3h (7h em Roma) da próxima terça-feira, dia 12. A informação foi divulgada oficialmente pelo porta-voz do Vaticano, Padre Federico Lombardi, na manhã deste sábado, 9. Além disso, está prevista para às 8h e às 15h – com a possibilidade de variação de uma hora a menos caso as votações sejam concluídas antecipadamente – a produção da famosa fumaça que é produzida após a conclusão de cada votação do Conclave.
Os cardeais não terão que passar por revista para entrar na Capela Sistina, local do conclave. Já os funcionários e demais pessoas devem ter de se submeter a um detector de dispositivos. Durante o período de reclusão para a escolha do novo Papa, os cardeais poderão se confessar.
A capela está fechada para a visitação turística desde a última terça-feira (5) e recebe os preparativos para a eleição. Decorada com afrescos dos maiores artistas do Renascimento, como Michelangelo e Rafael, ela fica dentro da ala de museus do Palácio Apostólico, na Cidade do Vaticano.
No primeiro dia de conclave, 12, os cardeais seguirão a seguinte programação:
Às 06h (10h em Roma) é celebrada a Missa Pro Eligendo Pontifice, a qual abre oficialmente os trabalhos do Conclave.
Às 11h45 (15h45 em Roma) – os cardeais saem do Domus Santa Marta e se dirigem ao Palácio Apostólico.
Às 12h30 (16h30 em Roma) – Os cardeais fazem a procissão da Capela Paulina, localizada no Palácio Apostólico, até a Capela Sistina.
Às 12h45 (16h45 em Roma) – Acontece o juramento e logo em seguida, o Extra Omens, através do qual é dada a ordem para que somente os cardeais eleitores permaneçam no local.
Logo em seguida, será realizada uma reflexão presidida pelo Cardeal Prospech Grech e depois, a primeira votação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e ajude-nos a evangelizar!