segunda-feira, 28 de maio de 2012

Conservar a experiência carismática


Paulo e Pedro tiveram suas vidas transformadas pelo Cristo a partir da experiência profunda com o Pentecostes. Depois deste acontecimento, não existia mais o medo em anunciar o Cristo. 
Pedro, que antes era um simples pescador faz de sua vida o anúncio de Cristo e começa a pregar por onde quer que ele anda. Paulo, de perseguidor passa a pregar com intrepidez e tem como a missão anunciar o Cristo Vivo que Ele mesmo experimentou. 
Ambos tiveram a coragem de pagar o preço da sua vida de entrega a Deus, o preço que eles pagaram foi alto, foram mortos após carregarem a cruz do sim que abraçaram, e você está disposto a pagar este preço? 
Precisamos trazer em nós a força do Pentecostes, não podemos recuar. Não afrouxemos, mesmo que muitas vezes sejamos motivo de deboche. Por causa da experiência de Pentecostes tanto São Pedro como São Paulo não desistiram. 
Enquanto comunidade, não podemos nos perder nas grandes coisas que muitas vezes passam por nossa vida e nos levam a perdição. Precisamos viver de maneira íntegra, e para isso devemos nos entregar para a salvação das almas. Estejamos atentos até mesmo diante das brincadeiras que fazemos entre nós. Quantas vezes nós mesmos tolimos as pessoas que se dizem ser carismáticas, pelo jeito que elas rezam. Deixamos até mesmo de rezar em línguas, por as pessoas nos acharem diferentes. Não podemos abrir mão do nosso ser carismático, da nossa experiência com o Espírito. 
Não deixemos que nos atos comecem no espírito e termine na carne, não tenha medo do Espírito. Você sabe muito bem que quanto mais de Cristo somos, mais perseguidos seremos. Não tenhamos medo de proclamar Jesus como Senhor! 
 “Eu vos exorto: deixai-vos sempre guiar pelo Espírito, e nunca satisfaçais o que deseja uma vida carnal. Pois o que a carne deseja é contra o Espírito, e o que o Espírito deseja é contra a carne: são o oposto um do outro, e por isso nem sempre fazeis o que gostaríeis de fazer. Se, porém, sois conduzidos pelo Espírito, então não estais sob o jugo da Lei. São bem conhecidas as obras da carne: imoralidade sexual, impureza, devassidão, idolatria, feitiçaria, inimizades, contenda, ciúmes, iras, intrigas, discórdias, facções, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Eu vos previno, como aliás já o fiz: os que praticam essas coisas não herdarão o reino de Deus. O fruto do Espírito, porém, é: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, lealdade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não existe lei. Os que pertencem a Jesus Cristo crucificaram a carne com suas paixões e seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, procedamos também de acordo com o Espírito. Não busquemos vanglória, provocando-nos ou invejando-nos uns aos outros.” Gl 5, 17-25 
Precisamos insistir em não deixar a chama a pagar. Não tenhamos medos dos dons e dos carismas. Temos que levá-los a diante. Saiba que todos aqueles que nos criticam é que já afrouxaram. Se começamos no espírito, devemos terminar no espírito. 
 A nossa definição de carismáticos nãos está somente na oração em línguas, mas o diferencial do carismático é na sua busca pela santidade: ou santos ou nada. A nossa busca por alcançá-la está na ação do Espírito Santo. 
 Muitos acham que somos radicais. Que assim seja então: se esta for a via da nossa santidade. Nós carismáticos, precisamos saber que a nossa santidade está na radicalidade da nossa vida. A nossa opção por Cristo deve estar pautada na radicalidade. Isso pode ser exigente, mas a Palavra nos diz que o Céu é para os que desejam a santidade.

Padre Edimilson Lopes- membro da Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e ajude-nos a evangelizar!