Hoje comemora-se na Diocese de Divinópolis, duas datas especiais: os 53 anos de fundação da Diocese e os 3 anos de posse de Dom Tarcísio.
Pra quem não sabe, Dom Tarcísio é natural do Rio de Janeiro, mais precisamente da Arquidiocese de Niterói. Na época, em 2009, trabalhava em uma paróquia na cidade de São Gonçalo, e foi nomeado bispo para Divinópolis pelo papa Bento XVI. Sua sagração episcopal ocorreu em abril (dia 18) e sua posse em maio, no dia do jubileu de ouro da Igreja diocesana.
Análise do pastoreio
Quando chegou, D. Tarcísio se preocupou em se inteirar da caminhada pastoral e eclesial de Divinópolis. Fez visitas pastorais, pronunciou-se ao clero, acolheu os seminaristas e vocacionados. Já no terceiro ano de trabalho na cidade mineira, percebe-se um bispo verdadeiramente pastor e pai, preocupado com a vida de suas ovelhas e com o bem de sua grei. Além disso é bom ressaltar as iniciativas de melhoramento da liturgia da diocese, com o enriquecimento das celebrações e embelezamento dos paramentos e alfaias.
Diocese em assembleia
No ano passado, Dom Tarcísio convocou a XI Assembleia Diocesana de Pastoral. É seu desejo fazer com que a diocese se atente para as urgências da evangelização, traçadas pela CNBB e fazer chegar a todas as paróquias aquele dinamismo próprio da Igreja que é dado pelo Espírito Santo.
Resta-nos então rezar por nosso pastor e pedir ao Espírito Santo que ajude-o na missão de guiar, orientar, educar e santificar o povo de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e ajude-nos a evangelizar!