sábado, 15 de janeiro de 2011

Cultura Jovem: Que cultura?

Diariamente encontramos diferentes palavras que instituem sentidos para a "cultura jovem", como cluber, surfista, roqueiro, hip hop, esportista, radical, rebelde, patricinha, tribo, mauricinho, cool, alternativo, moderno, punk, etc.
Os jovens vêm sendo constantemente convocados a "ter atitude" ou convidados a optarem por determinados grupos ou tribos, o que, como sabemos, significa consumir produtos que os identifiquem a esse e/ou aquele estilo de vida e comportamento: seja música, filmes, roupas, bebidas, programas de TV, carros, etc.
A tentativa de compreensão do universo jovem, em especiais a inserção do "ter atitude", deve passar pela analise da mídia, procurando compreender a cultura jovem do mundo atual. Sabemos que a mídia ocupa um importante espaço na sociedade, ensinando diferentes formas de viver, de relacionar-se com o outro e consigo mesmo. Um novo universo no qual o jovem se sente inserido. Penso ser cada vez mais necessário buscar um novo olhar sobre a forma como a mídia tem tratado os temas sobre "atitude jovem" em nosso tempo.
No caminho até aqui construímos esta perspectiva daquilo que os meios percebem como cultura jovem. Faço agora um questionamento: Quais tem sido as "culturas" de nossa juventude atual? Cultura do narcisismo? Do Imediatismo? Ou seria melhor acreditar (enganando-nos?) em culturas mais positivas, pois a nossa juventude ainda tem jeito?
SIM, TEM JEITO! Mas a máquina do capitalismo só faz gerar jovens ególatras, não lhe permitindo vislumbrar aquilo que os fará transceder.
Já dizia o saudoso Papa João Paulo II num de seus discursos direcionados a juventude: "Jovem se soubesses a força que tens, mudarias o mundo!" Creiamos que podemos construir um horizonte mais feliz para todos nós, mas que o futuro é algo do qual somos todos responsáveis. Por outro lado, há algo mais urgente para cuidar do que o futuro: O PRESENTE!

Ah, aproveitando o espaço, quero agradecer a Família KERIGMA, que tanto fez por mim! Saibam que durante a minha coordenação fiz o melhor que podia! Agradeço a todos que me ajudaram, que me incentivaram... MUITO OBRIGADO!



Abraços em Cristo Jesus
Sem. Rafael Curto Fonseca


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e ajude-nos a evangelizar!