domingo, 23 de janeiro de 2011

A cura do ressentimento


Ressentimento é um sentimento de angústia e de opressão a lembranças ruins, um sentimento que machuca muito, estraga a autoestima, entristece as pessoas. A palavra já diz: RES-sentimento. Sentir, sentir, ressentir... E a pessoa fica presa a esse sentimento que só tortura o coração.
Você concerteza conhece o ditado: "águas passadas não movem moinhos". Ficar lamentando o passado não vai mover moinho nenhum. Você não deve se culpar por erros cometidos no passado, pois errar é humano. E também não deve julgar os outros por erros cometidos, isso é um prato cheio para o ressentimento: A falta de perdão.
O primeiro passo para a cura do ressentimento, é não tratar com muita gravidade o que te leva a esse sentimento ruim. Haja como se fosse apenas mais um pequeno erro que você ou outro cometeu.
Isso vai diminuir a culpa que você sente. Ou diminuir a dificuldade de perdoar alguém que te fez algum mal. O perdão é fundamental, pois todo tem suas fraquezas. "...perdoai as nossas ofensas, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO...Se perdoardes aos homens as suas ofensas vosso Pai celeste também vos perdoará..."(Mateus 6:9-15) Assim Jesus ensinou a oração do Pai Nosso.
Não odeie ninguém, por mais que essa pessoa te odeie ou que ela tenha te feito algo ruim. Pelo contrário, ame-a, perdoe-a. O ódio não faz bem para a consciência e também alimenta o ressentimento. Ser mais amável é um grande passo para a felicidade. Ame ao próximo. Para amar ao próximo não precisa ficar se declarando dizendo: te amo... amor, te adoro, etc... Não. Eu estou falando de ser mais gentil, ajudar mais, ser mais amigável, dar a mão para o irmão em suas quedas. Nunca abandone ninguém em suas dificuldades.
Ao invés de puxar o tapete, ajude a levantar, e Deus te levantará quando você cair.

Abraços,
Rafael P. Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e ajude-nos a evangelizar!