segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Leia com atenção --> Amizade

TESOURO PRECIOSO... BÁLSAMO DA VIDA...
Um dos maiores tesouros que possuo são meus amigos. Eles constituem todo o meu patrimônio pessoal. Neles deposito grande quantidade de meu amor e afeto porque sei o quanto são importantes para mim. Na verdade, é muito difícil encontrar amigos verdadeiros. O livro do Eclesiástico vai dizer que "quem encontrou um amigo encontrou um tesouro" (Eclo 6, 14b). E um tesouro valioso, acrescento. Isto porque muitas pessoas se aproximam de nós com interesses, mesmo que sejam mínimos. Amigos, entretanto, se aproximam porque se amam, e tal amor não é fruto de suas vontades mas do próprio Espírito Santo que os impele.
É muito difícil encontrar um amigo. Inclusive, diria como Mário Quintana: amigos não são encontrados, mas reconhecidos. Reconhecê-los leva tempo e perseverança. Deus reserva a todos nós amigos especiais, que foram escolhidos por Deus, que são como anjos em nossa vida. O livro Eclesiástico ainda vai nos dizer que "amigo verdadeiro é como bálsamo da vida" (Eclo 6, 16). O bálsamo é uma resina natural usada como remédio para curar as feridas, é usado também como perfume e como sinal da presença de Deus. A comparação amigo-bálsamo não é simples. Ela expressa aquilo que o amigo verdadeiro deve ser: remédio para as feridas da alma, consolo e apoio nos momentos difíceis, alegria e entusiasmo a todo momento, presença de Deus.
A amizade é o sacramento das relações humanas. É o sinal divino que une as pessoas. Se você ainda não reconheceu seus verdadeiros amigos, veja pelo amor que é transmitido no olhar, pela confiança nas conversas, pelos abraços (que às vezes dizem mais que as palavras), pela abertura... assim você os reconhecerá. E é claro, a amizade é verdadeira quando sobrevive às provações, às discussões, quando participa das maiores tristezas da vida. Nestes momentos sabemos se a amizade existe ou não.
E se você acha que não tem amigos, basta um pouco mais de atenção. Certo dia uma pessoa me disse assim: "tem tantas pessoas que precisam ser amadas... que gostariam de um pouco da sua atenção...". Isto mexeu muito comigo, porque muitas pessoas querem estar próximas de nós, mas somos tão seletos, tão cegos que não percebemos o amor e o afeto delas.
Amizade verdadeira supera distâncias físicas e espirituais. Amizade verdadeira é a do corriqueiro da vida e das aventuras. Amizade verdadeira nunca morre, porque nasce do Eterno, do Coração de Cristo.
Ah, como sou grato a Deus pelos amigos que tenho. Sobretudo depois de algumas "tribulações" que vivi, hoje posso afirmar: tenho amigos de verdade. Eles enxugam minhas lágrimas e choram comigo, estão ao meu lado na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, e pudera eu dizer: espero que estejam comigo até mesmo na hora da morte!
Finalizando, porque hoje eu escrevi demais, uma coisa é certa. Amigos verdadeiros são aqueles que, mesmo depois de nos conhecerem, de saberem quem somos na essência, não abandonam e nos amam ainda mais.

Amo vocês meus amigos! Abraço a cada um com particular afeto e com infinito amor!

Carinhosamente, seu irmão
Sem. Gregory Rial


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e ajude-nos a evangelizar!