domingo, 16 de janeiro de 2011

Liturgia do II Domingo Comum

Breve Homilia para o II Domingo Comum - A
Quem é Jesus?!
O segredo da Liturgia deste domingo está em dois pequenos detalhes do Evangelho: João Batista que nos conta quem é Jesus e o gesto de apontar e testemunhar.
De acordo com a Liturgia de hoje, Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. No Antigo Testamento, os judeus ofereciam cordeiros (matando-os e queimando-os) à Deus como forma d'Ele perdoar seus pecados. Jesus é o verdadeiro e único cordeiro: pela sua morte e pela efusão de seu Sangue na Terra os pecados da humanidade foram remidos e apagados do coração de Deus. Jesus veio instaurar novo tempo para os seres humanos. A primeira leitura diz isso muito claramente: "Tu és o meu servo...". Jesus é, além de Cordeiro, Redentor e Salvador, o Servo de Deus por excelência. E, ao trazer consigo nova humanidade, é também Luz do mundo: "Não basta seres meu servo (...): eu te farei luz do mundo".
Este é o primeiro detalhe: quem é Jesus. Mas existe a palavra "testemunhou". Logo que João Batista viu Jesus ele disse: "Eis o cordeiro de Deus" e depois começou a dar testemunho de Jesus falando para as pessoas que Aquele era mesmo o Filho de Deus. A atitude de João Batista deve ser a nossa. Devemos, igualmente, apontar Jesus para os outros como fizeram os apóstolos Pedro, Paulo e os demais. 
Os jovens, de maneira especial, são chamados a ser Apóstolos da Juventude: devem conduzir os outros jovens ao conhecimento de Jesus. Mas para isso devem se perguntar primeiro: "Quem é Jesus para mim?". Só depois disso é que poderão sair anunciando o reino.
E eis a pergunta: "Quem é Jesus para você?" Um curandeiro, um milagreiro, um profeta ou o Filho de Deus?!

Bom domingo!

Fraternalmente,
Sem. Gregory Rial

Um comentário:

  1. Justamente Jesus veio para fazer a nova e eterna aliança. "Isto é o meu sangue, o sangue da nova e eterna aliança que será derramado por vós e por todos para a remissão dos pecados..."

    E também para evangelizar(dar testemunho de Jesus) primeiro é preciso ser evangelizado.
    Mto bom o post Gregory.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e ajude-nos a evangelizar!